Não é apenas no Brasil que a
aposta da Record em tramas bíblicas fez a audiência das tramas da Globo
balançar. Nos Estados Unidos, principal mercado televisivo do mundo, as
conhecidas histórias de Moisés, Ramsés, Josué e companhia têm feito sucesso com
o público hispânico e deixado as novelas da Globo (que até então reinavam
absolutas entre as produções brasileiras no país) comendo poeira.
Principal emissora voltada
para o público latino dos EUA, a Univisión estreou na segunda-feira (19) a José
do Egito (2013). O primeiro capítulo foi visto por 1,8 milhão de pessoas, de
acordo com o instituto Nielsen, que mede a audiência norte-americana. Exibida
no mesmo horário pela UniMás, Totalmente Demais foi vista por 461 mil pessoas.
Ou seja, a novela estrelada Marina Ruy Barbosa teve apenas um quarto do público
da minissérie bíblica.
Curiosamente, não é a
primeira vez que José do Egito é exibida para o público hispânico dos Estados
Unidos: em 2013, a produção estava na grade do MundoFox, canal pago do grupo
Fox voltado para o público que falava espanhol e que saiu do ar em 2016. A
repercussão da obra na Univisión, no entanto, é muito maior do que na exibição
original.
O bom desempenho de
histórias bíblicas fez o grupo que controla a Univisión "promover" as
tramas da Record. Moisés y los Diez Mandamientos estreou em julho do ano
passado na UniMás, segunda rede hispânica do grupo. Conseguiu média de 1,2 milhão
por capítulo, índices que superavam os da vice-líder Telemundo.
As novelas bíblicas, então,
migraram da UniMás para a Univisión, líder absoluta no mercado hispânico
norte-americano, enquanto as da Globo fizeram o caminho inverso. No lugar de Os
Dez Mandamentos, Totalmente Demais fez a UniMás voltar à terceira posição entre
as emissoras latinas.
O carinho da Univisión por
histórias religiosas não se limita a José do Egito: desde o dia 11, a emissora
exibe aos domingos, no horário nobre, dois episódios seguidos da série Milagres
de Jesus (2014-2015). Ou seja, a Record tem produtos seus exibidos todas as
noites da semana na líder do mercado hispânico nos EUA. Fonte: UOL
Fenômeno similar foi
registrado por Os Dez Mandamentos na Argentina no ano passado: para o esperado
capítulo da abertura do Mar Vermelho, a emissora Telefe chegou a montar um
telão no Luna Park, em Buenos Aires, e os atores Guilherme Winter, Sérgio
Marone, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo e Gisele Itié foram tratados como
astros. Enquanto a trama bíblica ocupava o horário nobre da emissora líder,
Império era exibida à tarde.