Um áudio de cerca de 11
minutos, divulgado na tarde desta quarta-feira pela Blu Radio, da Colômbia,
revela pedidos insistentes para pousar do piloto do avião que transportava a
delegação da Chapecoense no que seria a última conversa que ele teve com a
torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.
Resgate nos destroços do
avião que levava o time de SC é realizado no Cerro El Gordo (Foto: Reuters)
A gravação mostra Miguel
Quiroga, que pilotava o Avro RJ85, relatando falta de combustível no avião e
pedindo várias vezes para pousá-lo momentos antes do acidente que provocou a
morte de 71 pessoas na madrugada de terça-feira. O primeiro pedido é feito logo
aos dois minutos da gravação.
À solicitação do piloto, uma
controladora responde que a "próxima chance" para pouso seria dali a
sete minutos, porque havia uma emergência com outra aeronave – um Airbus da
Viva Colombia – sendo atendida naquele momento.
Por isso, ela dá ordens para
que o avião que transportava o time catarinense permaneça no ar. Em seguida,
autoriza a aproximação da outra aeronave.
A conversa se estende até o
pedido final de Quiroga, já em tom de desespero, aos nove minutos:
– Senhorita, Lamia 933 está
em falha total, falha elétrica total, em combustível – grita o piloto.
– Pista livre e com chuva
sobre a superfície, Lamia 933. Bombeiros acionados – responde a controladora.
Na sequência, em três frases
rápidas, o piloto pede à torre as coordenadas para pousar, no que é atendido.
Então, a controladora pergunta a altitude do avião:
– 9 mil pés, senhorita.
Direção, direção... – são as últimas palavras gravadas do piloto.
Depois, a torre avisa que o
avião da Chapecoense está a cerca de 13 quilômetros da pista de pouso. Na
próxima pergunta sobre altitude, o piloto não se comunica mais. Os chamados dos
controladores duram mais dois minutos.
Segundo especialistas, a
altitude segura para um avião sobrevoar a região montanhosa de Cerro El Gordo é
10 mil pés (3.048 metros). Como o piloto relatou acima, ele estava voando mais
baixo, a 9 mil pés (2.743 metros).
O avião perdeu contato com a
torre de comando quando sobrevoava as cidades de La Ceja e Aberrojal, à 0h33 de
Brasília, e a queda ocorreu à 1h15 no Cerro El Gordo – segundo informações do
aeroporto de Medellín. Fonte:Globo Esporte