Notícias

6/recent/ticker-posts

Prazo é ampliado e eleitor tem até o dia 4 de maio para realizar biometria





Mesmo se eleitor não se cadastrar até esta quinta, título não será cancelado. Com isso, população não perderá nenhum benefício, como o Bolsa Família.

Eleitores pernambucanos que não conseguirem realizar o cadastramento biométrico até esta quinta-feira (31) não terão os títulos cancelados. Ofício divulgado nesta manhã, assinado pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Thereza de Assis Moura, ampliou o prazo para realização do procedimento até o dia 4 de maio. Dessa forma, quem ainda está pendente com a Justiça Eleitoral não terá qualquer tipo de prejuízo, como por exemplo, a cessão do benefício do Bolsa Família e a impossibilidade de retirada de passaporte.

Anteriormente, o prazo estipulado para o cadastramento se encerraria nesta quinta e os eleitores teriam até o dia 4 para regularizar a situação. Mas, devido ao grande fluxo de pessoas aos cartórios eleitorais, o tribunal decidiu ampliar o prazo para que a população tenha mais tempo para resolver o problema, sem ter que se preocupar em perder direitos a benefícios.

Desde a madrugada, as filas começaram a se formar em diversos cartórios eleitorais espalhados pelo estado. O telespectador Gleidson Felipe enviou vídeo pelo Whatsapp da Rede Globo Nordeste mostrando que, às 4h, dezenas de pessoas já se acumulavam em frente ao posto de antendimento em Nazaré da Mata, na Mata Norte. No Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, o primeiro eleitor a ser atendido na manhã desta quinta havia chegado ao local às 22h do dia anterior.

A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

O TRE-PE alerta os moradores das cidades de Olinda, Amaraji, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Camocim de São Félix, Glória do Goitá, Jatobá, Jucati, Jupi, Lajedo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Paranatama, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Cruz, Santa Maria do Cambucá, Tacaratu e Vitória de Santo Antão que se dirijam aos cartórios para realizar o procedimento.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no: www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.

Fonte;G1

Postar um comentário

0 Comentários