Notícias

6/recent/ticker-posts

Pioneirismo: Belo Jardim implanta ‘larvitrampas’ no combate ao Aedes aegypt

 

Visando o controle e monitoramento do Aedes aegypti, transmissor das Arboviroses, a Vigilância em Saúde de Belo Jardim está implementando uma nova estratégia ao Programa Municipal de Combate à Dengue: a instalação das “larvitrampas”.

O equipamento é uma espécie de armadilha, construída com pneus, que permite que as fêmeas do Aedes aegypti depositem os ovos, que se transformam em larvas, onde terão contato com a água no recipiente, com a presença de larvicida, que irá interferir no desenvolvimento do mosquito.

O município de Belo Jardim é o pioneiro entre os 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) a implantar essa estratégia de combate às arboviroses. As ‘larvitrampas’ já estão sendo implantadas e colocadas em Pontos Estratégicos, como oficinas; borracharias; ferro velhos; cemitérios e em alguns imóveis das localidades com alto Índice de Infestação do Vetor transmissor.

Os locais onde estão sendo instaladas as armadilhas serão visitados semanalmente, para o monitoramento e coleta de larvas, bem como o reabastecimento da armadilha com água de torneira e tratamento.

“A estratégia irá possibilitar o monitoramento da infestação de mosquitos, funcionando como uma espécie de sentinela. O resultado da coleta de larvas, após identificação entomológica laboratorial para o Aedes aegypti ou não, permitirá identificar as áreas prioritárias e direcionar as ações de prevenção e controle executadas pelos Agentes de Vigilância Ambiental em conjunto com a população”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Adriano Abrantes.

É importante ressaltar que esta estratégia de monitoramento não substitui o cuidado diário e permanente da população para evitar a formação de criadouros do mosquito, como: tampar os tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; tampar as lixeiras; limpar os ralos e colocar telas

Postar um comentário

0 Comentários