Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura de Belo Jardim entrega sete ônibus novos para dar conforto e segurança à população

 

Belo Jardim comemora mais uma importante conquista para o município: o reforço de seis ônibus novos e modernos na frota escolar e mais um ônibus zerado para atender os pacientes do programa de “Tratamento Fora do Domicílio (TFD)”. Os veículos foram entregues, nesta sexta-feira (14), em frente à prefeitura municipal, e vão garantir maior conforto, agilidade e acessibilidade no transporte dos alunos, além da segurança para os que precisam se deslocar para cuidar da saúde em outro local.

A solenidade contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela; do vice, Maneco; da primeira-dama, Márcia Feitosa; do ex-ministro da Educação Mendonça Filho; dos vereadores Zé Lopes, Rômulo, Euninho, Claudemir, Pitomba e Marcelino; das secretárias de Educação, Marta Medeiros; de Saúde, Aline Cordeiro e de Governo e Articulação Política, Joedna Souza.

Dois dos veículos destinados à secretaria de Educação foram frutos de emenda parlamentar de Mendonça Filho, apresentada no final do mandato como deputado federal em 2018. Os outros quatro, também receberam o apoio de Mendonça, junto ao diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Gabriel Medeiros Vilar. Eles são provenientes de pactuação do Termo de Compromisso no âmbito do Plano de Ações Articuladas – PAR e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

 “Quando o político é honesto, quando o político é decente, tem amor à sua terra e ao dinheiro público, as coisas acontecem. Todos esses ônibus estão pagos, quatro deles foi do governo anterior, mas ele não pagou, não sei por que não pagou, mas agora estão pagos e vão reforçar a frota da educação e o Transporte Fora de Domicílio (TFD). Muitas coisas ainda estão por vir, muitas conquistas para Belo Jardim”, comenta o prefeito do município, Gilvandro Estrela.

A Secretaria de Educação tem um total de 25 ônibus, entretanto, apenas 16 deles estão em pleno funcionamento. Três estão sucateados e outros seis em manutenção. Em 2020, o município fez a adesão junto ao FNDE e foi contemplado com cerca de R$ 856 mil, destinado a aquisição dos quatro ônibus, mas que foram pagos na gestão Gilvandro Estrela. O PAR é uma ferramenta de planejamento multidimensional e plurianual da política de educação disponibilizada pelo FNDE aos municípios, que tem por objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com o ex-ministro, os novos veículos são uma amostra de que muito ainda há de ser feito por Belo Jardim, através de uma gestão comprometida com o povo.

“Esse ato mostra o caminho que Belo Jardim está seguindo, de entrega de ônibus escolares e um ônibus para a Secretaria Municipal de Saúde, que demonstra a articulação do prefeito Gilvandro, da sua capacidade de trabalho e do nosso apoio. Esses veículos são apropriados e vão significar segurança para nossas crianças, conforto para nossas crianças e jovens, principalmente para os pais que tem seus filhos na rede pública da educação de Belo Jardim”, disse o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

A Secretaria Estadual de Educação enviou um termo de adesão para a Secretaria de Educação de Belo Jardim, com o objetivo de fixar os princípios e atribuições para a implantação e desenvolvimento do “Programa Estadual de Transporte Escolar” (PETE), que tem por objetivo realizar o translado dos alunos para a unidade ensino. O termo terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado. 

Os novos ônibus garantirão a oferta de transporte escolar aos alunos da rede de educação do município, dando mais conforto e segurança aos estudantes da rede municipal e estadual. Para ter direito ao benefício, o aluno da rede estadual deverá realizar um cadastro na própria secretaria escolar e ser avaliado se atende a todos os requisitos necessários para participar do programa. Atualmente, em Belo Jardim, existem 888 alunos na rede estadual de ensino e 4.144 na rede municipal.

“Vale salientar que, em março deste ano, a cidade foi uma das cinco contempladas com o sistema de monitoramento das rotas escolares, que é uma parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com Belo Jardim”, disse a secretária de Educação, Marta Medeiros.

O Modelo de Contratação para o Transporte Escolar (MCTE) irá beneficiar, principalmente, a zona rural, por ser extensa. Além disso, vai proporcionar à secretaria um maior controle dos estudantes que utilizam o transporte escolar e, ao mesmo tempo, fazer um atendimento especializado, pois sabe-se que um dos fatores que interfere na frequência do aluno é o meio de transporte.

Ônibus da Saúde

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim também foi beneficiada com a aquisição de um ônibus para os pacientes que necessitam de “Tratamento Fora do Domicílio (TFD)”. O veículo foi adquirido com recurso federal e custou R$ 390 mil.

O ônibus do TFD possui 37 lugares, ar-condicionado, todas as poltronas possuem entrada USB para carregar a bateria de aparelhos celulares e acessibilidade, com elevador próprio para cadeirantes.

“Nossa preocupação vai além do trabalho que é feito para os munícipes de Belo Jardim. Prezamos pelo cuidado, humanização e conforto de quem precisa realizar tratamento médico em outras cidades. O ônibus entregue hoje é prova dos cuidados que temos e queremos para os pacientes que precisam utilizar o Sistema Único de Saúde em nosso município”, finalizou a secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.




Postar um comentário

0 Comentários