Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim esclarece esquema vacinal para pessoas com comorbidades

 

Belo Jardim esclarece esquema vacinal para pessoas com comorbidades. Imunização será dividida por datas, para evitar aglomeração, e será preciso apresentar laudo médico comprovando a enfermidade.

Teve início, nesta segunda-feira (03/05), a vacinação de primeira dose para as pessoas com comorbidades. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Vacina, a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização - PNI, optou por dividir as comorbidades em dois grupos, pois o Governo Federal enviou apenas 140 doses para imunizar o público-alvo. Ainda está previsto o recebimento de 1.830 doses entre hoje e amanhã. O imunizante enviado é o AstraZeneca.

Diante do preconizado pelo Ministério da Saúde e a quantidade de doses recebidas, o PNI informa que o grupo 1 será vacinado, de segunda a sábado (03 a 08 de maio), e é composto por pessoas de 18 a 59 anos, nas seguintes condições:

A) Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

B) Pessoas com Síndrome de Down (não é necessário laudo)

C) Pessoas vivendo com HIV;

D) Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e portadores de neoplasias hematológicas;

E) Demais pacientes imunossuprimidos;

F) Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);

G) Pessoas com obesidade mórbida;

H) Gestantes e puérperas com comorbidades (Caso tenham tomado a vacina contra influenza, devem aguardar um prazo de, no mínimo, 15 dias, para se vacinar contra Covid-19).

 

Já o grupo 2 das pessoas com comorbidades terá as datas divididas por faixa etária:

Segunda (03) e Terça (04) - 58 e 59 anos

Quarta (05), Quinta (06) e Sexta (07) - 55 a 57 anos

Sábado (08) - 55 a 59 anos

Confira a lista das comorbidades incluídas pelo Ministério da Saúde como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19:

1)      Diabetes mellitus

2)      Pneumopatias crônicas graves

3)      Hipertensão arterial

4)      Doenças cardiovasculares

5)      Doença cerebrovascular

6)      Doença renal crônica

7)      Anemia falciforme

8)      Cirrose hepática

O detalhamento de cada comorbidade está descrito nas imagens, em anexo.

Para se vacinar é preciso comparecer ao Centro de Vacinação Covid, que fica na rua Tito Barros Correia. As pessoas podem optar pelo serviço drive-thru ou buscar a vacinação na quadra do Colégio Donino. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e no sábado, das 8h às 13h.

É preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de residência e Laudo Médico.        

Postar um comentário

0 Comentários