Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim é selecionado para participar de curso nacional voltado para a primeira infância

 

Belo Jardim é selecionado para participar de curso nacional voltado para a primeira infância. A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, foi selecionada com duas vagas para participar do Curso de Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI, promovido pelo Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP.

O município concorreu com mais de quatro mil inscritos de todo o Brasil para o preenchimento de apenas 300 vagas, das quais Belo Jardim teve dois contemplados: a diretora do SUAS, Daniela Leite e o coordenador do Programa Criança Feliz, Gustavo Henrique.

O curso terá início em junho, com 68h/aulas, e servirá para dar condições de diagnosticar a situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no município e com isso, através de parcerias com o poder judiciário e a sociedade civil, construir ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos. Além disso, servirá de base para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância para Belo Jardim, que tem como referência central o Plano Nacional pela Primeira Infância, aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente que é uma carta de compromisso do Brasil com suas crianças. O município que adere ao PMPI fica apto a participar de novos editais para participar de novos programas federais.

"O Plano Municipal pela Primeira Infância é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, fazer parte dessa construção é enriquecedor como pessoa e como gestora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) aqui de Belo Jardim. Esse curso vai proporcionar trocas de experiência com pessoas de vários lugares e assim proporcionar um conhecimento mais amplo e moderno sobre o tema. Estou empolgada para poder contribuir ainda mais com nosso município", disse Daniela Leite.

Já o coordenador do "Programa Criança Feliz", Gustavo Henrique, com o PMPI, Belo Jardim começa a enxergar todas as suas crianças. "Esta é a oportunidade para identificar, situar, dimensionar e conhecer infâncias sobre as quais não se fala ou pouco se sabe no município, permitindo estabelecer prioridades e promover a igualdade social", revelou.

O prefeito Gilvandro Estrela, ainda quando candidato, aderiu à campanha “Criança é Prioridade”, assinando um termo de compromisso com a primeira infância. Com a eleição favorável a ele, o município de Belo Jardim concorreu a essas duas vagas para o curso, que vai influenciar nas políticas públicas e promover os direitos fundamentais da primeira infância.

Atualmente, Belo Jardim oferece o “Programa Criança Feliz” que é uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos, meios para promover seu desenvolvimento integral. É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Postar um comentário

0 Comentários