Notícias

6/recent/ticker-posts

Inclusão Social: Secretaria de Educação realiza levantamento dos alunos da rede que são atípicos

 

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de educação, compôs uma coordenação específica para identificar os alunos da rede municipal de ensino que são atípicos ou que possuem algum tipo de necessidade especial. Devido a pandemia do coronavírus, as equipes escolares, juntamente com as famílias, têm sentido dificuldade em ofertar um ensino de qualidade diante de tantas adversidades ou limitações que possam existir.

A equipe é composta por educadores, psicopedagogos, coordenadores, auxiliares de apoio pedagógico, instrutores, intérpretes de libras, entre outros profissionais que têm tentando minimizar os efeitos do isolamento, concedendo um apoio especial, elaborando material exclusivo para esse público alvo. De acordo com a coordenadora Sandra Regina, dos nove mil estudantes matriculados na rede municipal, até agora, 108 alunos apresentam alguma condição especial,  seja ela auditiva, física, intelectual, visual ou ainda Autismo e Síndrome de Down, por exemplo.

“A equipe tem feito um atendimento especializado para cada estudante. O material confeccionado é feito de acordo com a realidade de cada um, com o objetivo de auxiliar e identificar as dificuldades que eles possam ter, dessa forma criar alternativas educacionais para saná-las”, disse a coordenadora de inclusão, Sandra Regina.

Para os responsáveis por esses alunos é de extrema importância ter um acompanhamento, principalmente para alguns que não tem tanto acesso a conectividade, nem possuem um desbravamento na área. Com esse apoio, eles entendem quais os tipos de atitudes podem tomar e de que forma trabalhar o conhecimento desses alunos.

“A equipe da Secretaria de Educação almeja que todos os alunos tenham a oportunidade e utilize do direito que possuem a uma educação igualitária, respeitando as particularidades de cada um e sendo incluídos socialmente. Estamos ao lado de cada um dos que integram esse grupo, apoiando-os e auxiliando da melhor forma”, disse a secretária de educação, Marta Medeiros.

Postar um comentário

0 Comentários