Notícias

6/recent/ticker-posts

Dia de Conscientização do Autismo será lembrado com carreata e palestras virtuais em Belo Jardim

 

Através de parceria entre o Grupo Compreender e Agir em Família e a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social,  será realizada uma carreata em alusão ao mês da conscientização sobre o autismo, celebrado dia 02. O evento tem previsão de ser realizado no dia 25,  com concentração na Praça da Criança, na Cohab 1, a partir das 15h, seguindo todos os protocolos sanitários em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na ocasião, serão distribuídos kits com atividades educacionais, água, pipoca e álcool. Além da decoração dos carros e a distribuição de balões com gás hélio para serem soltos no final do evento. Os kits serão produzidos em parceria pelos Programas Criança Feliz e Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos da Assistência Social.

Por se tratar de um momento de acolhimento e empatia com a causa, qualquer pessoa da sociedade civil pode participar, indo com o seu carro, principalmente aquelas que possuem algum portador do Transtorno Espectro do Autismo (TEA). É um momento pensado e planejado para despertar na sociedade a consciência e importância de abordar o assunto, que ainda é repleto de dúvidas e pouco divulgado.

Também estão programadas palestras virtuais, através de lives, com diversos profissionais que tratam do trabalho voltado para os cuidados com os autistas. Em destaque, Lauriceia Tomaz, do Núcleo de Educação Especial (NEE), do município de Jaboatão dos Guararapes, que é referência em educação inclusiva, onde vai discutir como se deve dar o acompanhamento educacional das crianças portadoras do TEA.

Grupo Compreender e Agir em Família – Criado há cerca de um ano, por profissionais que atendem mães com filhos que tem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), para estudarem os casos e se aprofundarem no tema. O primeiro evento solidário ocorreu em novembro de 2020 na quadra do Colégio Donino, onde as famílias tiveram acesso à informação, participaram de ações educacionais e de lazer. O grupo é formado por Fonoaudiólogas; nutricionista;  profissional de educação física especializado em  psicomotricidade;  psicólogas; neuropsicopedagoga;  psicopedagogas; fisioterapeuta pediátrica e Acompanhantes Terapêuticas .

Junto com esse grupo, existe também o Grupo Equoterapia Belo Jardim que estimula, através da interação com cavalos, as crianças com autismo na integração emocional e educacional não só dos portadores de TEA, mas como outros vários tipos de transtornos.

Postar um comentário

0 Comentários