OFERECIMENTO/ PROPAGANDA

Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura de Belo Jardim reforça as recomendações para feiras livres

A prefeitura municipal de Belo Jardim, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Saúde, alerta aos feirantes, produtores e agricultores familiares para redobrarem os cuidados de higiene a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Sobre o feriado estadual da Carta Magna, no sábado (06) a prefeitura decidiu manter a feira pública municipal e já com a fiscalização para que as medidas de segurança sejam adotadas.

“A pandemia não acabou e precisamos reforçar os cuidados. Os secretários Chagas e Aline estão, juntos, buscando métodos mais seguros para os feirantes e para a população em geral, com o objetivo de evitar maior contaminação pelo vírus”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

Manter a distância de, no mínimo, um metro e meio entre as bancas da feira, usar máscara facial o tempo todo (feirante e cliente), disponibilizar álcool em gel e evitar aglomeração são algumas das medidas que o comerciante pode adotar para evitar a contaminação.

Já a prefeitura irá se responsabilizar por ampliar o local para a instalação das barracas nas feiras públicas municipais, higienizar as ruas após as feiras e realizar a fiscalização para que as medidas da vigilância sanitária no combate ao Coronavírus sejam cumpridas. Pesquisas apontam que o vírus pode persistir por horas ou até dias em algumas superfícies, dependendo da temperatura e da umidade do ambiente.

“São medidas de fiscalização que estamos adotando que contemplam, desde os cuidados com a higiene pessoal por parte dos trabalhadores à limpeza dos ambientes e superfícies, passando pela estrutura das feiras e orientações que os vendedores podem repassar aos seus clientes”, relatou o secretário de Meio Ambiente Chagas Lino.

Previsto em decreto municipal nº 21, de 03 de março de 2021, as feiras públicas estão liberadas, pois atendem à liberação do Governo do Estado que informa que “supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população”, estão autorizados a funcionar.

Segundo a secretária de saúde, Aline Cordeiro, as recomendações contribuem para a segurança e a manutenção dos serviços de abastecimento à população. “Estamos fazendo nossa parte no tocante do combate municipal ao Coronavírus. Ações estão sendo desenvolvidas diariamente, mas precisamos que todos colaborarem”, enfatizou Aline.

Algumas ações são importantes e merecem destaque:

- Limpar e higienizar regularmente todas as superfícies dos locais de acondicionamento de produtos, equipamentos e utensílios;

- Manter pelo menos um metro e meio de distância entre as bancas; entre os funcionários e entre os empregados e clientes. Para isso, poderão ser usadas faixas ou fitas para demarcar os limites e ampliar a divisão dos turnos de trabalho a fim de evitar aglomeração de pessoas;

- Separar o local de pagamento de maneira a manter o distanciamento entre quem estiver cobrando e quem estiver pagando dos demais clientes e feirantes e encarregar uma ou mais pessoas de receber o dinheiro dos consumidores;

- Não conversar, espirrar, tossir, cantar ou assoviar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios. A recomendação vale tanto para o momento do preparo dos alimentos/mercadorias quanto para o de servir;

- Pessoas com mais de 60 anos ou que possuam doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, insuficiência renal crônica ou doença respiratória crônica devem se afastar das atividades, bem como os comerciantes que, mesmo não fazendo parte do grupo de risco, têm contato direto com pessoas do chamado grupo do risco;

- Trabalhadores com sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta e falta de ar, independentemente de pertencerem a algum grupo de risco, devem se afastar da atividade e permanecer em casa, isolados, por 14 dias, e procurar o serviço de saúde caso o quadro se agrave.

Postar um comentário

0 Comentários