Notícias

6/recent/ticker-posts

Pacientes passam a contar com ala exclusiva na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) em Belo Jardim, PE

 Os moradores de Belo Jardim passaram a contar, nesta sexta-feira (05/03/21), com uma ala exclusiva para pacientes do novo Coronavírus dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) da cidade. O espaço conta com 12 leitos, podendo ainda aumentar, caso necessário, e uma sala vermelha, equipada com monitor, respirador, bomba de infusão, medicamentos, dentre outros equipamentos.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, esteve, nesta manhã, visitando o novo espaço antes de entregar a população e passar pelo processo de desinfecção. Ele estava acompanhado da primeira dama, Márcia Feitosa; da secretária de Saúde, Aline Cordeiro; da secretária de Governo e Articulação Política, Joedna Souza; do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Lopes e do diretor médico da UPA/HJAL, Diêgo Nascimento.

“Hoje é um dia muito feliz pra mim, como gestor, por estar entregando este espaço para a população de Belo Jardim. Espero que ninguém precise usar, mas se for o caso, nossa cidade está preparada para esta demanda. Em nome da secretária de Saúde, Aline, e do diretor médico, Diego, agradeço a todos que fazem parte deste hospital e estão dispostos a cuidar da saúde do nosso povo”, explicou o prefeito Gilvandro Estrela.

Desde novembro de 2020, o espaço destinado aos pacientes de Covid-19 na unidade de saúde estava desativado, mesmo sem a pandemia ter acabado. A Secretaria de Saúde já estava se organizando para abrir um espaço adequado para receber esta demanda, quando precisou agilizar o processo, diante do aumento de casos em Belo Jardim e da falta de leitos em Pernambuco.

O recurso financeiro disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o Combate à Covid foi totalmente gasto em 2020 e, em 2021, a secretaria municipal de saúde pegou os recursos relacionados ao novo coronavírus zerados, impossibilitando o município de fazer qualquer aquisição com este recurso.

 “Todo investimento nestes leitos foi feito com recursos do próprio município. Diante do aumento dos casos em todo o país e as UTIs com quase 100% de sua capacidade preenchida no estado, achamos por bem criar essa retaguarda para cuidar dos munícipes de Belo Jardim”, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

Os leitos estão disponíveis para a população a partir de hoje (05/03/21), mas a recomendação para seguir os protocolos de saúde e evitar precisar de um hospital é constante. “Pedimos a colaboração da população para evitar aglomeração, só sair de casa quando necessário, usar máscaras e álcool em gel. Em caso de sintomas leves, busque o PSF mais próximo de sua casa e em caso de tosse, febre alta e falta de ar, o paciente deve buscar a UPA 24h”, recomendou o diretor médico da UPA/HJAL, Diêgo Nascimento



Postar um comentário

0 Comentários