Notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeito e vice de Arcoverde são afastados dos cargos pelo TRE-PE

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), divulgou nesta quinta-feira (18/02/21), a decisão de afastar o prefeito Wellignton da LW (MDB) e o seu vice-prefeito, o delegado Israel Rubis (PP), da gestão municipal de Arcoverde, no Sertão. A chapa foi eleita no último pleito municipal, e com a cassação, podem ficar inelegíveis por oito anos.

Em novembro de 2020, Wellington e o delegado, tiveram os registros de candidatura cassados em julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por abuso de poder político e econômico. No entanto, os dois políticos foram diplomados em dezembro, resguardados por uma liminar, que foi concedida enquanto o mérito não havia sido julgado. A ex-prefeita de Arcoverde,Madalena Brito, também é ré no processo e também poderá ficar inelegível por oito anos.

 Por unanimidade, os desembargadores da Corte Eleitoral de Pernambuco, decidiram cassar a diplomação de ambos. Se o prefeito não conseguir uma liminar que suste a medida até o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será obrigado a deixar de despachar na Prefeitura de Arcoverde já na próxima segunda-feira (22/02). 

Weverton Siqueira (PSB), atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde e aliado da gestão, deverá assumir a gestão da Prefeitura até a conclusão de todo processo de novas eleições no município.

Ainda noite de ontem, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), e o vice, Israel Rubis (PP), se pronunciaram sobre a decisão do TRE-PE em manter a cassação da chapa. Através nota divulgada à imprensa, a dupla informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Relembre – Em 2017, o TSE cassou a liminar que mantinha a posse do prefeito João Mendonça (PSB), condenado por improbidade administrativa. À época, o então vereador e presidente da Câmara Municipal, Gilvandro Estrela, hoje atual prefeito de Belo Jardim, assumiu interinamente a Prefeitura até a realização das eleições suplementares que ocorreram no mesmo ano.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários