Notícias

6/recent/ticker-posts

Pazuello diz a prefeitos que vacinação deve começar em 20 de janeiro

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) informou nesta quinta-feira (14/1) que o Ministério da Saúde definiu para o dia 20 de janeiro, próxima quarta-feira, a data de início da vacinação no país. Esse seria o “Dia D” da vacinação, com horário previsto de início da imunização para as 10h. Segundo a frente, o anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e cumpre o prazo mais otimista para começar a campanha.

A data será esta caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove um dos imunizantes (de Oxford/Astrazeneca e a CoronaVac/Sinovac) com pedido de uso emergencial, que será analisado no próximo domingo (18). O planejamento é que ambas as vacinas estejam nos postos de vacinação para o primeiro dia de campanha.

Prefeitos estão reunidos na manhã desta quinta-feira com o ministro Pazuello e outros representantes da pasta. O encontro é semi-presencial, com gestores municipais via videoconferência e o presidente da Frente, Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), no ministério.

Pelo Twitter, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirmou que, segundo Pazuello, na próxima segunda-feira (18) chegam aos estados as 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia. O ministério havia anunciado que essas doses seriam buscadas nesta quinta-feira (14), mas a data de saída da aeronave do Brasil mudou para sexta-feira (15). Já os 6 milhões de imunizantes da CoronaVac, que vieram da China, seriam distribuídos na terça-feira (19), para iniciar a vacinação no dia seguinte.

Conforme o prefeito, o ministro ainda deu previsão de outras 30 milhões de doses de vacina para o mês de fevereiro. O gestor disse ainda que a intenção é que as vacinas sejam aplicadas em duas doses. A informação vai na contramão do que vinha sendo dito pelo ministro Pazuello, e que foi reforçado na última quarta-feira (13) pelo secretário-executivo da pasta, coronel Elcio Franco. Eles haviam anunciado que o governo estudava a aplicação de apenas uma dose inicialmente, para alcançar mais pessoas.

Publicidade


Também na quarta-feira, Franco afirmou que a vacinação começaria em todas as capitais simultaneamente, mas que não seria possível esperar que chegassem as doses a todos os municípios para dar início à imunização. Gean Loureiro, entretanto, afirmou que na reunião foi confirmada que “não há essa priorização”. “Chegarão igualmente para as cidades”, escreveu.

A corrida pela vacina virou uma disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu provável opositor nas eleições de 2022. Depois que o governo de SP anunciou início da vacinação para o dia 25, o governo federal tem corrido para começar o processo antes. Como divulgado ontem pelo Correio, a Saúde planeja para a próxima terça-feira, dia 19, uma cerimônia para dar início ao plano.

Está marcada para esta data uma reunião do Ministério da Saúde com governadores, que deveria ter acontecido na última terça-feira (12), mas foi postergada para o dia 19. A cerimônia seria meramente simbólica, com a vacinação de duas pessoas do grupo prioritário, um profissional da saúde e um idoso acima de 75 anos, como sendo um ‘pontapé’ do processo de imunização.

Fonte: DP

Postar um comentário

0 Comentários