Notícias

6/recent/ticker-posts

Nova espécie de morcego é descoberta na África

Uma nova espécie de morcego foi descoberta por pesquisadores liderados pelo Museu Americano de História Natural e pela Conservação Internacional de Morcegos. A espécie, batizada de Myotis nimbaensis, tem as cores laranja e preto e vive nas montanhas Nimba, na Guiné, na África Ocidental.

Em nota, Winifred Frick, cientista-chefe do Centro de Conservação Internacional de Morcegos e professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, comemorou a descoberta. “Em uma era de extinção, uma descoberta como essa oferece um vislumbre de esperança”, afirmou.

A espécie foi descrita na revista American Museum Novitates. A comprovação de que se trata de uma nova espécie foi feita por meio de dados morfológicos, morfométricos e genéticos. O nome dado ao morcego é uma homenagem à cordilheira onde ele foi encontrado.

As montanhas Nimba é o monte mais alto da Costa do Marfim e da Guiné. É uma região de cerca de 1600 a 1800 metros acima do mar e muito rica em biodiversidade. Para preservar o meio ambiente, o turismo é proibido na região.

"Além do morcego de folha redonda do Lamotte, é possível que Myotis nimbaensis seja a segunda espécie de morcego encontrada apenas nesta cordilheira em particular", disse Jon Flanders, diretor do Centro de Conservação Internacional de Morcegos. Fonte: DP