Notícias

6/recent/ticker-posts

Provedor cearense BRISANET atende 40 mil usuários do interior de Pernambuco

 

O interior pernambucano se tornou uma das meninas dos olhos para a cearense Brisanet Telecom. Os números explicam. Com negócios no estado desde 2017, a empresa viu a demanda por internet via fibra ótica triplicar na quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, a quantidade de assinantes do serviço chegou a 40 mil nas 12 cidades onde a empresa atua.

Com origem em Pereiro, no semiárido, a empresa se expandiu primeiro por municípios interioranos do Ceará e do Rio Grande do Norte. Alcançou Pernambuco e depois a Paraíba. A Brisanet tem clientela em cidades pernambucanas do Sertão, passando pelo Agreste, até a Mata. O próximo estado a atender será Alagoas, com o o início da operação ainda neste mês.

Os 40 mil assinantes de Pernambuco, segundo a empresa, estão em Salgueiro, Arcoverde, Serra Talhada, Custódia, Pesqueira, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Vitória de Santo Antão. A demanda no estado requer cerca de 300 funcionários.

“Queremos impulsionar a qualidade nas conexões das cidades, sejam pequenas, médias ou grandes e assim democratizar o acesso a internet. Já temos 12 cidades do interior que recebem a fibra óptica da empresa, mas esse número ainda deve crescer no próximo ano”, disse o diretor operacional da Brisanet, João Paulo Estevam.

A expansão da Brisanet reflete o boom dos provedores regionais. No caso dela, que começou com sinal via rádio e se especializou em internet fibra ótica, as apostas trouxeram resultados. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontaram, no ano passado, a telecom cearense como a terceira empresa da área com melhor satisfação do cliente em 2019. A empresa nascida em Pereiro, em 1998, ficou à frente das gigantes Claro (NET), Vivo e Oi.

RANKING

O avanço das regionais se comprova no ranking de 2019 da Anatel, no qual a Brisanet se destacou. Em primeiro lugar em satisfação veio a Unifique, com atuação quase que total em Santa Catarina, e depois a Copel, com serviços voltados exclusivamente ao Paraná. A TIM apareceu em quarto lugar entre as dez melhores empresas avaliadas.

A concorrência apresenta sinais promissores para os provedores regionais, que são mais de 14 mil no país e controlam 33% do mercado de internet fixa. Não por acaso, a Brisanet conquistou 204 mil assinaturas entre janeiro e setembro deste ano, totalizando 550 mil. É mais do que o dobro das 230 mil de 2018 e cerca de 60% em relação às 350 mil de 2019. A expectativa é que a empresa encerre 2020 com um crescimento de 80% em relação ao ano passado.

Neste mês, usando o seu braço de franquias – Agility Telecom – a empresa chegou a Goiana, na Mata Norte. A Agility oferece suporte, infraestrutura e tecnologia para pequenos provedores e já está em 44 municípios pernambucanos.

Diario de Pernambuco

Postar um comentário

1 Comentários