Notícias

6/recent/ticker-posts

Foguete lançado na China é visto por moradores do interior de Pernambuco

 

Um foguete lançado na China na segunda-feira (23/11) foi visto por moradores do interior de Pernambuco. Residentes em Alagoinha e Pedra, no Agreste, e em Custódia, Manari, Petrolândia, Ibimirim e Arcoverde, no Sertão, viram a passagem da espaçonave. No vídeo acima é possível ver um dos registros que foram feitos.

O astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira, Thiago Signorini Gonçalves, informou que a China lançou a sonda Chang'e-5, como é chamado o foguete, para coletar e trazer amostras da superfície lunar de volta à Terra para análise.

Segundo o especialista, "muitos viram [a passagem do foguete] no Nordeste". Thiago explicou que o que os moradores conseguiram ver foram os gases da exaustão do foguete Longa Marcha 5, impulsionando a Chang'e-5 em direção à lua.

Os moradores suspeitaram que o foguete fosse um meteoro, já que o fenômeno foi registrado neste ano no interior do estado. Um grande bólido, um meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi visto no dia 15 de julho no céu do Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 km de Recife, capital do estado.

"Um bólido é um objeto particularmente brilhante, algo comparável com a lua cheia no céu. Esses objetos são bastante comuns, acontecem alguns milhares por ano, mas a gente nem sempre consegue detectar eles", afirmou Thiago Signorini Gonçalves.

G1

Postar um comentário

0 Comentários