Notícias

6/recent/ticker-posts

Bolsonaro diz que governo "não tem nada a ver" com apagão no Amapá

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer na tarde desta quarta-feira (25/11) que o apagão no Amapá “não tem nada a ver” com o governo federal e que "não era competência ou atribuição" dele resolver o problema, mas que dispôs de boa vontade. A declaração ocorreu durante reunião com investidores promovido pelo grupo Voto.

"O que foi feito no Amapá, um problema sério que tivemos no dia 3 de novembro, a questão da energia elétrica, não tem nada a ver com o governo federal. Mas, como nós somos aqui um governo de 210 milhões de brasileiros, nós fomos para lá. E em menos de duas semanas o assunto foi resolvido”, apontou.

No dia 21, a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, Bolsonaro visitou duas subestações de energia no estado e prometeu assinar uma medida provisória que isenta consumidores do Amapá do pagamento da conta de luz por 30 dias retroativos. O montante será pago pela União.

A expectativa é de que o documento seja assinado no final da tarde desta quarta após a volta de Bolsonaro de viagem a São Paulo, na Base Aérea de Brasília, com a presença de Alcolumbre e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Ainda na visita ao Amapá, Bolsonaro falou sobre as medidas iniciais que foram tomadas desde o dia 3 de novembro, quando o estado foi assolado por um apagão total e destacou que as ações tomadas ajudarão a acelerar o restabelecimento de energia, ainda que não seja atribuição federal. Ele completou que "nos próximos dias", o estado estaria operando com capacidade máxima.

Segundo o MME, o fornecimento de energia elétrica foi 100% restabelecido na terça (24), com a energização do segundo transformador na subestação Macapá.

A crise no estado teve início após um incêndio, em noite de tempestade, que levou a danos significativos numa subestação de energia elétrica, deixando 13 das 16 cidades do estado no escuro. Um novo blecaute atingiu a região no último dia 17. Fonte: DP

Postar um comentário

0 Comentários