ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cáritas Diocesana de Pesqueira implanta cisternas em escolas rurais de Belo Jardim



O projeto “Águas para Educar'”, da Cáritas Diocesana de Pesqueira, está em fase de execução para levar água mineral para as escolas. Nesta edição, serão beneficiadas a Escola Vereador Afonso Bezerra, no sítio Tará, em Venturosa e a Escola Municipal João Marques da Silva, no sítio Vila Nova, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Mais de 350 pessoas serão atendidas diretamente.

Serão implantadas cisternas para a captação de água das chuvas com capacidade para armazenar até 52 mil litros, bem como a implantação de sistemas de reuso das águas cinzas, conhecido como bioágua, que reutiliza águas descartadas pelas pias e lavatórios, para produção de hortas e pomares, um complemento alimentar na merenda da escola.

A ação é fruto da parceria com a Fundação Avina e a Água AMA (água mineral produzida pela Ambev). A iniciativa já atendeu dez escolas, entre elas urbanas, quilombolas, indígenas e rurais nas cidades de Pesqueira, Sertânia, Tupanatinga, Buíque, Sanharó e Poção.

“Com o retorno das atividades, adotamos medidas de segurança e estamos executando mais uma edição do projeto. Com a chegada da pandemia, o acesso à água é um elemento imprescindível para garantir a higienização correta para o combate da proliferação do vírus”, comentou a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana.

O projeto também trabalha na parte de mobilização e capacitação da comunidade escolar, para que eles possam garantir a sustentabilidade do projeto após a conclusão da implantação. As duas escolas estão na fase das construções das tecnologias e mobilização para iniciar o processo de formação, que será virtual. Serão ofertados os cursos sobre Gerenciamento dos Recursos Hídricos (GRH); Uso e manutenção do bioágua; e Manejo da horticultura e montagem da horta.

G1 

Nenhum comentário