Notícias

6/recent/ticker-posts

Novos nomes de Xucuru, disputam uma vaga de vereador de Belo Jardim, PE



As eleições municipais 2020 estão chegando, mesmo com  mudança de data, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o pleito está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro, do corrente ano, com disputas de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

Em Belo Jardim, agreste de Pernambuco, a disputa mais uma vez se mostra acirrada, como  sempre foi nos últimos ringues da corrida eleitoral do município, antes centralizada entre os dois históricos e tradicionais grupos políticos, Cintra e Mendonça, que lutavam para permanecer ou chegar ao poder municipal, com indefinições, muitas vezes, até às últimas horas de campanha. Sendo que desde 2012, a corrida eleitoral na cidade, tem tido uma polarização a mais, com a divisão do grupo Mendonça, passando a ter três grandes concorrentes à liderança municipal, vindo a ter uma quarta ""força", com a separação do atual gestor do grupo de Cintra, que o levou à prefeitura em 2017.

Assim como a sede do município, o distrito de Xucuru, um dos maiores de Belo Jardim, tinha uma disputa para vereador, entre dois postulantes, opositores, ou seja, cada disputava por um grupo político específico, sempre ambos vencendo, para representar a comunidade rural da área de Xucuru. Com o passar do tempo, um terceiro nome surgiu, e depois outros concorrentes surgiram, uns por conta própria, outros em substituição aos nomes que havaim concorrido.

Então, desde 1996 que Xucuru apresenta mais de dois candidatos ao poder legislativo de Belo Jardim, elegendo dois, uma vez nenhum e, ultimamente apenas um, diretamente. Os dois que concorriam, ambos se elegiam, um de cada lado partidário, ou quem eles indicavam, por estarem disputando a vaga de vice-prefeito. Foi o que ocorreu com os irmãos Zé e Heleno Amorim, (ambos in memoriam), sempre alternando as vagas, depois foi com o também irmão deles,  Antônio, que chegou a disputar independentemente, mas sem sucesso. Outro caso semelhante, foi o de Diniz Soares, que foi candidato a vice-prefeito, colocando o filho Mauro, para a chapa proporcional, vencendo na época, esse vindo a concorrer em outra eleição, mas também sem sucesso.

Desta vez, a disputa por uma ou mais vagas na Câmara Municipal Belo-jardinense, tende a ter mais que a de quatro anos atrás, quando quatro nomes da localidade concorreram, tendo sido eleito apenas um nome do distrito, tendo outro da cidade que completou sua eleição com votos de Xucuru, sendo eles Claudemir Paulino e José Anselmo (Tenente), respectivamente.

Em 2020, pelo menos cinco nomes representando Xucuru,, diretamente, estarão concorrendo ao cargo de vereador, sendo eles, a maioria novatos, e outro que vai para a segunda tentativa e o atual eleito que vai buscar seu quarto mandato consecutivo. Os nomes são eles; Claudemir (Republicanos), Maria Veia e Erasmo Neguinho (Dem), Cícero Mateus (PT) e Deto Xucuru (PSB), ainda buscarão votos no distrito. Tenente (PTB), Araújo (PT), Maciel do Conselho (Cidadania), Soldado Edvaldo (PSB).

Com o aumento de vagas de 13 para 15 em Belo Jardim, existe a possibilidade de Xucuru voltar a ter dois representantes na Câmara de Vereadores, novamente. Inocente quer saber; Quando Xucuru terá um vice-prefeito, de Belo Jardim, de novo?
Blog de Xucuru

Postar um comentário

0 Comentários