Notícias

6/recent/ticker-posts

Morador de rua é flagrado dentro de casinha de cachorro, PE

 

Morador de rua é flagrado dormindo dentro de casinha de cachorro.Cena evidencia dois problemas ao mesmo tempo: falta de políticas públicas eficientes e eficazes de amparo aos moradores e animais de rua.

Gilvandro Estrela (DEM), pré-candidato a prefeito de Belo Jardim, criticou nesta terça-feira (18) a falta de políticas públicas eficientes e eficazes, por parte da gestão de Hélio dos Terrenos, em defesa e amparo dos moradores em situação de vulnerabilidade social. A indiferença por parte da prefeitura compromete a recuperação e, consequentemente, a dignidade humana dos cidadãos que perambulam pelas ruas.

Além disso, o descaso público demonstra também a falta de zelo e cuidado com os animais de rua. Os problemas puderam ser evidenciados em uma única situação: após o político ter flagrado um morador de rua dormindo dentro de um “Cãodomínio”, casinha para cachorros de rua instalada pela ONG Laika Vitae na Praça do Cassiano.

“Essa casinha foi colocada pela Laika Vitae para a proteção deles (animais), mas está servindo de abrigo para os moradores de ruas. A Prefeitura nada faz para proteger essas pessoas humildes e, muito menos, os bichinhos que vivem nas ruas. Pedimos apoio para que ambos os seres tenham um pouco mais de dignidade”, criticou Gilvandro Estrela.

Mesmo após a prefeitura ter emitido uma nota em suas redes sociais, em nome da Secretaria de Assistência Social, no dia 15 de agosto, informando que está realizando o trabalho de amparo a estes moradores com higienização, alimentação e local para passarem a noite em uma escola pública do município, ainda há muitas pessoas em situação lamentável nas ruas de Belo Jardim.

A nota diz ainda que os que voltam às ruas é por vontade própria, para o consumo de drogas e bebidas e pedir dinheiro. Entretanto, frequentemente e em diversos pontos da cidade, é possível ver os moradores e os animais de rua em busca de alimento ou de um abrigo nas ruas.

Vale salientar que, embora as ONG’s façam o trabalho voluntariado por amor à uma causa, a preservação do direito dos seres humanos, do meio ambiente e dos animais é obrigação do poder público.

Recentemente, a prefeitura municipal de Belo Jardim, após atraso e burocracia, inaugurou o Posto Veterinário Vitória-Brenda no Bairro Santo Antônio. De acordo com o diretor do posto, George Torres, os atendimentos serão inicialmente apenas para castração dos animais de rua ou que os proprietários sejam de baixa renda. “Lá é posto veterinário e não é abrigo”, disse George.

BJ1

Postar um comentário

0 Comentários