Notícias

6/recent/ticker-posts

PE tem 377 profissionais de saúde com coronavírus, prorroga fechamento de praias e parques e anuncia testagem de detentos



Pernambuco registrou, até esta segunda-feira (13/04), 377 confirmações de profissionais de saúde com o novo coronavírus, o que equivale a 33,6% dos 1.154 casos registrados no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O governo também anunciou outra prorrogação, desta vez até o dia 20 de abril, do decreto que proíbe o acesso a praias e parques, além de confirmar o primeiro caso da doença Covid-19 entre detentos no estado.

"Até agora, temos 377 casos confirmados e 276 descartados de profissionais de saúde com a Covid-19. A testagem abrange profissionais de todas as unidades de saúde, das redes estadual e municipal, além de unidades privadas. Inclusive, fomos o primeiro estado do país a criar procedimento de testagem e afastamento desses profissionais", declarou André Longo, secretário estadual de Saúde.

Ainda segundo o secretário, não há falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde nem insumos para a testagem dessa categoria. Ele disse que, diariamente, o estado testa entre 300 e 400 pessoas, por meio de o Laboratório Central e parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a contratação de um laboratório privado.

Durante a coletiva, foi detalhado o boletim que confirma mais 194 casos de pacientes com a Covid-19, totalizando 1.154. Também foram confirmadas 17 novas mortes, fazendo o número de óbitos subir para 102.

Para intensificar o isolamento social e reduzir ao máximo o impacto da pandemia, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou um decreto prorrogando até o dia 20 de abril o fechamento dos parques públicos, praias e seus calçadões.

A medida está em vigor desde o dia 4 de abril. De acordo com o decreto assinado nesta segunda, permanece vedado ao público o acesso às praias e ao calçadão das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio em Pernambuco, bem como aos parques públicos localizados no estado, para a prática de qualquer atividade.

Sistema prisional
O governo anunciou, ainda, a testagem de detentos com sintomas gripais. A primeira confirmação da Covid-19 no sistema prisional é de uma mulher presa na Colônia Penal Feminina do Recife (veja vídeo acima). Além dela, há 32 pessoas isoladas no Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira, no Agreste do estado.

"Essas pessoas são acompanhadas diariamente e são colocadas em local de isolamento quando há detecção de sintomas gripais. Houve quatro detentos transferidos para unidades hospitalares, com três exames negativos e uma reeducanda que teve resultado positivo para a doença. Ela tem histórico de anemia, que nem parecia gripal, e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento. Foi transferida e, hoje, está internada no Hospital Getúlio Vargas [na Zona Oeste]. Ela evoluiu com tosse e febre e está estável, numa enfermaria de isolamento", disse André Longo.
G1

Postar um comentário

0 Comentários