A pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo
aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes
para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os
consumidores.
Veja este exemplo, que usa a Anatel como isca:
Este outro usa as operadoras de serviços de
telecomunicações:
A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) alerta
que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios.
Muita atenção:
· Não abra links desconhecidos
· Nunca forneça suas informações pessoais em sites e
aplicativos que não reconheça
· Desconfie de e-mails de desconhecidos e com
assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas
de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está
lotada)
· Cuide (muito) bem das suas senhas
· Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e
firewall
· Aceite que todos nós somos vulneráveis e
desconfie até da sombra virtual
Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor
pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br).
Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.
0 Comentários