Notícias

6/recent/ticker-posts

Não caia em boatos sobre o Coronavírus! O WhatsApp te mostra como identificar se a informação é verdadeira



Compartilhar informações com seus familiares e amigos via WhatsApp é muito simples e prático, e também é uma maneira de manter a conexão com aqueles que não podemos ver ou ter contato físico durante o isolamento social. Para fazer um uso responsável do aplicativo e evitar o compartilhamento de informações falsas, o WhatsApp oferece algumas dicas que ajudarão você a garantir que as informações recebidas sejam verdadeiras, evitando assim espalhar boatos ou notícias falsas: 

1 - Verifique se uma mensagem foi encaminhada: Você pode verificar se uma mensagem foi escrita especialmente para você ou se foi encaminhada de outra conversa usando o indicador de "mensagens encaminhadas", que indicará com um rótulo em itálico, no início da mensagem, que o conteúdo foi encaminhado e que não foi originalmente escrito pela pessoa com quem você está falando. Isso o ajudará a identificar correntes com informações falsas. 

2 - Confirme as fontes: Se você receber uma mensagem de áudio, vídeo ou texto com dados inacreditáveis, estranhos ou alarmantes, procure informações de fontes confiáveis ​​que confirmem isso, como jornais ou sites verificados. Atualmente, existe o Alerta de Saúde da OMS no WhatsApp, um serviço gratuito desenvolvido para responder a perguntas sobre o Coronavírus com informações precisas e autênticas. Para começar a receber informações neste canal, envie uma mensagem no aplicativo com a palavra "Hi" para +41 79 893 1892. 

3 - Não abra links de origem duvidosa: Se alguém que você conhece enviar um link para um site não oficial ou que solicita informações confidenciais, entre em contato com essa pessoa e confirme a fonte dos links que você recebe. 

4 - Atenção aos detalhes: Prestar atenção a pequenos detalhes, como erros de ortografia ou nomes confusos, pode ser a chave para detectar notícias falsas ou mensagens fraudulentas. Verifique se as informações vêm de um site confiável antes de compartilhá-las com mais pessoas. 

5 - Faça parte da solução: Se você identificou que as informações são falsas, notifique a pessoa que as compartilhou com você e incentive-a a verificar suas informações. Não espalhe uma mensagem se você não souber se a informação é real. Qualquer informação importante está sendo relatada pelos canais oficiais e redes sociais verificadas do Ministério da Saúde

Se você receber notícias falsas, poderá denunciar um contato ou grupo seguindo estas etapas: abra a conversa > selecione o grupo ou contato para visualizar as informações do perfil > escolha a opção denunciar contato ou denunciar grupo. 

Essas dicas ajudarão você a cuidar dos dados compartilhados por meio do WhatsApp e a se manter conectado aos seus entes queridos por meio de um canal de comunicação simples, seguro e eficaz, mesmo à distância. Além disso, recentemente foi anunciada a Central de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, que oferece alguns recursos gerais para reduzir a disseminação de rumores e ajudar no acesso a informações de saúde precisas e confiáveis. 

Postar um comentário

0 Comentários