Notícias

6/recent/ticker-posts

Reitora da UFRPE visita obras do campus Belo Jardim





Reitora da UFRPE esteve no complexo provisório do Campus em Belo Jardim para acompanhar as obras e falar sobre o potencial transformador da universidade para a região

A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, esteve na manhã deste sábado (07/12), juntamente com o engenheiro Moacy Torres, para acompanhar e vistoriar o andamento da obra nas instalações provisórias do Campus em Belo Jardim.

A UFRPE-BJ se tornou uma conquista histórica para toda a população de Belo Jardim, com perspectiva de transformar a realidade da cidade em todos os âmbitos. Um complexo de 1000m² composto por salas de aula, laboratórios, refeitório, estacionamento e infraestrutura administrativa está em andamento com previsão para ser entregue logo nos primeiros meses de 2020.

De acordo com a reitora Maria José, o planejamento da instituição é que, mesmo antes da conclusão da construção do prédio próprio, as atividades no complexo provisório tenham início ainda no primeiro semestre de 2020, contemplando quatro cursos de engenharia (química, de controle e automação, computação e hídrica) e 160 alunos. A estimativa é de que 1,6 mil estudantes sejam atendidos em uma jornada de cinco anos.

A princípio, em 2020, serão 29 docentes e 33 técnicos administrativos. No auge da obra, a estimativa é que 800 pessoas estejam empregadas. “A gente percebe claramente a mudança socioeconômica e intelectual de uma região quando uma universidade é implantada no município”, enfatizou a reitora ao lembrar-se da transformação que a cidade deverá ter com a chegada da universidade.


Entre tantos outros aspectos, empresários visionários necessitam pensar em como atender a demanda de um público diverso, que precisa estar na cidade e fazer a economia girar. “Teremos jovens estudantes, professores com suas famílias, novas pessoas circulando pela cidade, portanto, acreditamos que a cidade irá crescer como um todo”, explicou Moacy Torres.

A reitora ainda enfatizou ainda o trabalho do ex-ministro da educação, Mendonça Filho, que possibilitou a implementação da universidade em Belo Jardim. “Tivemos uma pessoa de visão, que estava no lugar certo, na hora certa. Belo jardim não pode esquecer isso, pois se não tivéssemos a sensibilidade naquele momento de Mendonça Filho, nós não teríamos criado nossa unidade em Belo Jardim”, relatou.

Maria José ainda convidou toda a população para estar presente na assinatura do contrato de locação do prédio provisório da UFRPE-BJ, juntamente com Mendonça Filho, na quarta feira (11/12), às 16h30, no complexo provisório.
BJ1

Postar um comentário

0 Comentários