O foco será desenvolver soluções tecnológicas e formação
de mão de obra qualificada para indústria
A Universidade Federal Rural de Pernambuco inscreve, a
partir desta quarta-feira (25), empresas de todo o Estado, especialmente do
Agreste, em seu programa de parceria, que é dividido em dois eixos: desenvolver
soluções tecnológicas inovadoras para empresas e formar mão de obra qualificada
para atuar na indústria. O programa é realizado pela Unidade Acadêmica do Cabo
de Santo Agostinho (UACSA), especializada em Engenharia, para resolver demandas
do setor produtivo. As empresas interessadas devem enviar e-mail para
institucional.uacsa @ufrpe.br.
“Até o I Conecta UFRPE, estávamos voltados para atender,
principalmente, as indústrias do polo de Suape, mas o evento gerou uma procura
tão grande, que decidimos ampliar o acesso às demais empresas do Estado”,
afirma Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais e
Inovação da UACSA, responsável pelas parcerias. O I Conecta UFRPE ocorreu, no
dia 17 deste mês, e aproximou a universidade das empresas, com estudos de caso
e apresentação das demandas de empreendimentos industriais. As 120 vagas
esgotaram rapidamente, formando uma lista de espera, e das 15 empresas
participantes, oito estão em negociações avançadas para fechar parceria com a
Universidade, entre elas duas do polo de Goiana.
“O encontro nos fez perceber que havia uma demanda
reprimida entre as empresas pela produção de um conhecimento que seja
diretamente aplicado para agregar valor aos seus negócios e que essa demanda
era muito maior do que havíamos pensado”, explica o diretor da UACSA, Marcos
Oriá. Por isso, a Unidade disponibilizará pesquisadores com doutorado nas áreas
de Engenharia de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, Física,
Química, Matemática e Computação. Os alunos de graduação e pós-graduação, como
os do mestrado de Engenharia Física, pioneiro no país, que alia os conceitos da
Física às aplicações práticas da Engenharia, participarão das pesquisas e
também de estágios.
"Outro ponto fundamental, é que as empresas
parceiras também terão acesso a toda uma infraestrutura de pesquisa de última
geração", ressalta o vice-presidente da Comissão de Relações
Istitucionais e Inovação da UACSA, Adriano Marques, ao mencionar os
laboratórios, entre eles o Centro de Apoio à Pesquisa (Cenapesq), considerado
pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como o melhor laboratório
multiuso do Norte-Nordeste, e equipamentos de ponta, como o MEV com EDS, UPLC
(ultra PLC), com configuração única no Norte-Nordeste, HPLC, ICP, RMN, FTIR,
DRX, DSC e absorção atômica, empregados para efetuar diversas técnicas de
análise e caracterização de materiais.
EM NEGOCIAÇÃO – As empresas que estão em negociações
avançadas com a UACSA são a LM Wind Power, Deca, Terphane, High End, PQS
(Petroquímica Suape, do Complexo Industrial Químico-Têxtil) e o Complexo
Industrial Portuário de Suape, do polo industrial de mesmo nome, e a Vivix e
Faurecia, do polo de Goiana.
“Fiquei muito impressionado com o evento. Inicialmente,
trouxemos demandas mais primárias, porém nas salas temáticas acabaram surgindo
novas demandas, como aperfeiçoamento do processo de pintura, automação e outros
envolvendo a indústria 4.0”, analisou o gerente de Engenharia e Novos Projetos
da Faurecia e FMM, Ailson Marques.
Os projetos que já estão sendo negociados para parceria
são nas áreas de pesquisas de materiais para novos produtos, análise de
resíduos sólidos para reaproveitamento no processo produtivo e soluções para
energia e inovação tecnológica, além do desenvolvimento de laboratório de
análise de circuitos e servo-motores.
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacou que “a
iniciativa corrobora com a missão institucional da UACSA, em fortalecer o
desenvolvimento dos polos empresariais de Pernambuco, seja pelos projetos de
pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, seja pela formação de
recursos humanos altamente qualificados capazes de solucionar problemas reais,
gerando ganhos sociais imprescindíveis nesse momento que o país atravessa”. Rochélle, Lince Comunicação e Marketing.
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