ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça o Beato Jacques Laval, o evangelizador de Maurício considerado herói nacional


Em sua visita a Maurício, o Papa Francisco visitou o túmulo do Beato Padre Jacques-Désiré Laval, cuja festividade é celebrada nesta segunda-feira, 9 de setembro, e é considerado herói nacional.

Pe. Jacques-Désiré Laval foi um missionário francês que chegou a Maurício em 1841 e evangelizou com entusiasmo os escravos libertos, razão pela qual é conhecido como "o apóstolo de Maurício" ou "apóstolo dos negros".

Fundou vários hospitais para tratar as epidemias de cólera de 1854, 1857 e 1862. Também fundou escolas, construiu capelas para promover a formação espiritual e a integração social da população.

Morreu em 9 de setembro de 1864 e foi beatificado por São João Paulo II, em 29 de abril de 1979.

Durante a celebração da Missa em Port Louis, capital da ilha de Maurício, no Monumento Maria, Rainha da Paz, o Papa Francisco se referiu ao Beato Padre Laval como alguém a quem "o amor de Cristo e dos pobres" marcou sua vida.

Também lembrou que o Padre Laval "sabia que evangelizar implica fazer-se tudo para todos: aprendeu a língua dos escravos recém-libertados e anunciou-lhes de maneira simples a Boa Nova da salvação".

A devoção ao Pe. Laval é muito popular em Maurício, tanto que 9 de setembro, dia de sua morte, é feriado nacional na ilha. Além disso, durante a noite de 8 para 9 de setembro, ocorre uma peregrinação multitudinária ao pequeno santuário “cave du Père Laval”, localizado na cidade de Sante Croix (Maurício), onde são encontrados os restos mortais deste beato.

Milhares de pessoas vão ao santuário, independentemente da religião que professam, para rezar diante deste religioso que deu a sua vida pela evangelização dos excluídos em Maurício.

Nesta ocasião, de acordo com a POM Espanha, por causa da visita do Papa Francisco a Maurício, a peregrinação do Pe. Laval ocorreu no dia anterior, de 7 a 8 de setembro, e também reuniu dezenas de milhares de pessoas.
Fonte: ACI DIGITAL

Nenhum comentário