ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sesc Ler Belo Jardim promove roda de conversa em comunidade quilombola



Partindo do princípio de que todo ser tem sua história, descendência e ancestralidade, e como o objetivo de escutar as histórias vivenciadas pela população e, a diante, produzir um livro com essas vivências, o Sesc Ler Belo Jardim vai realizar a primeira edição do projeto “Oitiva Afetiva”. O momento será nesta sexta (02/08) na Comunidade Remanescente do Quilombo Barro Branco. A roda de conversa será iniciada às 14h e podem participar pessoas com idade a partir de 14 anos.

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim, também ocorrerá nos dias 9 e 16 deste mês. O objetivo é despertar por meio das sensações as memórias e histórias da comunidade, o ato de ouvir, de estar atento às vivências dos outros, o exercício da escrita, além de documentar a história do local. Em cada momento, 15 pessoas da comunidade poderão participar.

“Queremos escutar o que as pessoas têm a nos contar, entender o local, o clima, os seus afazeres diários, a economia, os aspectos geográficos da região, a ancestralidade, a luta, a religiosidade, a música do povo. O processo vai para além de um simples exercício de ouvir e nos faz colocarmo-nos no lugar do outro”, defende o professor de Artes do Sesc Ler Belo Jardim, Juvêncio Amâncio.

Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários:www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.