Notícias

6/recent/ticker-posts

Projetos de artes do Sesc apresentam duas exposições em Garanhuns, PE



O Sesc Garanhuns abriga até 27 de setembro duas exposições que fazem parte de projetos do Departamento Nacional do Sesc: “Um Outro Eu Mesmo”, do Sesc Confluências – Arte em Intercâmbio, e “A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”, do ArteSesc. Ambas estão instaladas na Galeria Ronaldo White com visitação gratuita para o público, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Para solicitar agendamento de grupos e escolas em outros horários, é preciso ligar para o número (87) 3761.2658.

“Um Outro Eu Mesmo” integra um conjunto de quatro exposições concebidas pelo projeto “Sesc Confluências: Arte em Intercâmbio”, realizado entre 2015/2016 no Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, que tem o objetivo de ampliar o olhar para a produção artística de estados considerados fora do eixo hegemônico das artes no Brasil. Em Garanhuns, serão apresentados os trabalhos de Danilo Carvalho (PI), Flávio Antonini (SE), José de Arimatéa (PI), Rafael Bqueer (PA), Rian Santos (SE), Véronique Isabelle (PA), Vicente de Paula (PI), Gê Viana (MA), Potira Maia (PB) e Elias Santos (SE).

“Os curadores desta exposição são Alexandre Sequeira, Fernando Lindote, Renata Voss e Caroline Souza. Nas quatro exposições do Confluências, participaram 27 artistas que circulam pelo Brasil, possibilitando aos mais diferentes públicos o contato com obras de diferentes suportes e poéticas em uma confluência de saberes e olhares”, afirma a professora de Artes Visuais do Sesc, Valkíria Dias Porto.

Já “A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”, do projeto ArteSesc, conta com uma coleção de 35 gravuras entre ponta-seca e xilogravuras, realizadas pelo artista russo entre os anos de 1913 e 1930. Todas foram reimpressas pelo Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo. As obras narram a trajetória do gravurista e revelam ao público duas de suas mais marcantes características: a capacidade em expressar o ser humano e a importância da gráfica em seu trabalho.

Nela, o público poderá perceber as técnicas de xilogravura e da gravura em metal presentes nos trabalhos do artista em duas fases de sua vida: a primeira, de quando Segall vivia em Berlim, na Alemanha, e retrata um lado mais visceral e profundo que buscou influências no pós-guerra; a segunda, aponta um olhar mais suave de traços e marca a chegada do pintor ao Brasil.

Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores e dependentes do comércio de bens, serviços e turismo. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academia, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Exposições “Um Outro Eu Mesmo” e “Gravuras de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”
Período: até 27 de setembro
Local: Galeria Ronaldo White do Sesc Garanhuns (Rua Manoel Clemente, 136, Centro)
Entrada gratuita
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Para agendamento de grupos e escolas em outros horários, ligar para (87) 3761.2658