Notícias

6/recent/ticker-posts

Papa Francisco: “Barco Hospital” é uma resposta ao mandato de Deus


O Papa Francisco expressou sua “grande satisfação” e alegria pelo “Barco Hospital” que leva o seu nome e que atenderá mais de mil comunidades ribeirinhas na Região Amazônica. 

“Para além de ser um belo gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para a Amazônia”, que acontecerá em outubro no Vaticano, “este hospital fluvial é acima de tudo uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar aos seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”, afirmou o Pontífice em uma mensagem enviada por ocasião da inauguração oficial do barco, que aconteceu em Belém (PA), no dia 17 de agosto. 

Assim, sublinhou que o Barco Hospital Papa Francisco “levará a Palavra de Deus e oferecerá acesso a uma saúde melhor para as populações mais carentes, sobretudo os povos indígenas e ribeirinhos, que vivem ao longo de uma extensão de 1.000 quilômetros do Rio Amazonas”. 

Neste sentido, o Santo Padre ressaltou que, conforme disse em outras ocasiões, se a Igreja “está chamada a ser um ‘hospital de campo’”, agora, ela se apresenta também “como um ‘hospital sobre as águas’”. 

Deste modo, “como Jesus, ao aparecer caminhando sobre as águas acalmou a tempestade e fortaleceu a fé dos discípulos, este barco levará tanto o conforto espiritual como a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte”, completou. 

Por fim, o Pontífice agradeceu ao Bispo de Óbidos (PA), Dom Bernardo Bahlmann, e aos Franciscanos da Providência de Deus “por este sinal de fé e solidariedade cristã”. 

“Ao colocar os médicos, voluntários, benfeitores e sobretudo as pessoas que serão atendidas pelo Barco Hospital aos pés de Nossa Senhora de Nazaré, a todos de coração envio a Bênção Apostólica, pedindo também que, por favor, não deixem de rezar por mim e pelos bons frutos do próximo Sínodo para a Amazônia”, concluiu.

Barco Hospital Papa Francisco
A ideia do Barco Hospital Papa Francisco surgiu a partir de um questionamento do próprio Pontífice durante sua visita ao Brasil em 2013 para a Jornada Mundial da Juventude.

Naquela ocasião, o Pontífice visitou no Rio de Janeiro um hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e perguntou aos frades se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando assim a realização de um projeto voltado a esta região.

Conforme especifica o site da Associação Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital mede 32 metros de extensão e vai contar com 10 tripulantes fixos e 20 voluntários que sairão nas expedições que durarão dez dias, até retornarem para sua base que ficará na cidade de Óbidos (PA).

A estrutura comporta consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro.

Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Também haverá parceria com universidades que enviarão equipes médicas e residentes.
Fonte: ACI DIGITAL

Postar um comentário

0 Comentários