Notícias

6/recent/ticker-posts

Mãe garante o sustento da família "catando" piolhos


Foi depois de passar pelo desemprego e não saber como garantir o sustento dos dois filhos, Manuela, 13, e Theo, 4, que a higienizadora capilar Verônica Belfort, 32, encontrou uma forma inusitada de conseguir uma renda: remover piolho à domicílio. "Quando minha filha era pequena, ela tinha o cabelo comprido e muito cheio e sempre pegava piolhos. Eu não aguentava mais e, na época, pensei que se tivesse alguém que acabasse com estes insetos para mim, eu pagaria”, diz.


O que Verônica não sabia é que anos depois essa ideia viria à tona e ela seria a própria “catadora” de piolhos. “Eu fiquei tão craque em retirar os piolhos e lêndeas dos fios, que, quando a dificuldade financeira veio, não pensei duas vezes em oferecer este tipo de serviço. Por que não? Afinal, além dos piolhos da minha filha, eu acabava pegando o das amigas dela também para tentar dar um fim na infestação, que parecia infinita”, brinca.


Há cerca de três anos, ela criou o Império do Piolho, no Rio de Janeiro, que faz a higienização capilar em crianças e adultos. A empresa começou no famoso boca a boca e com panfletos espalhados no comércio do bairro onde mora e grudados em postes. Até que uma amiga muito próxima quis ajudá-la a divulgar em grupos de mães no Facebook e ela também fez uma página nessa rede social para aumentar a clientela. Não demorou muito tempo para a agendar ficar lotada. “Hoje, eu limpo cerca de 50 a 70 cabeças por mês. É com esse serviço que faço supermercado, pagos minhas contas e o aluguel. É minha fonte de renda digna”, orgulha-se.


Geralmente, Verônica demora cerca de uma hora para retirar todos os piolhos e lêndeas por meio da técnica fio a fio, que ela desenvolveu. “Primeiro, eu passo o pente fino para tirar os piolhos e, depois, separo mecha por mecha e vou pegando fio por fio e retirando todas as lêndeas. Enquanto as lêndeas estiverem lá, vai ter piolho, já que elas demoram cerca de 7 dias para virar um piolho. Uma ninfa coloca cerca de 10 ovinhos (lêndeas) por dia. Eu não uso nenhum produto para fazer a limpeza, é na mão mesmo", esclarece. 
Fonte: Wildes de Brito