Notícias

6/recent/ticker-posts

Igreja separa um dia inteiro e batiza 586 pessoas, nos EUA


McLean Bible Church, localizada em Vienna, na Virgínia, separou um dia inteiro, das 8h às quase 19h, para realizar o batismo nas águas de seus novos membros. O resultado foi 586 crentes recém-convertidos passando por uma das principais ordenanças do cristianismo 

"Sentimos que o Senhor nos levou a não apenas falar da salvação, o que fazemos regularmente aqui", disse Nyke Gatlin, pastor da região norte de McLean, "mas também dar às pessoas a oportunidade de serem batizadas no mesmo dia [em que se entregassem a Jesus]”.

"Até onde sabemos, essa foi a primeira vez na história da [nossa] igreja, pelo menos recente, que fizemos a opção pelo batismo imediato", disse Gatlin, que trabalha no campus de Tysons em Vienna.

A igreja promove preparação para os novos membros para que conheçam a importância do batismo. Para esse evento, em mais de 10 cultos nos vários campi, Gatlin diz que os novos conversos já haviam passado pelo processo de preparação para o batismo, explicado em um livreto de 11 páginas.

Gatlin também diz que, mesmo os pastores, são preparados para o dia. “Treinamos vários pastores leigos e pastores da equipe para receber pessoas que não apenas se apresentaram para a salvação, mas avançam para dar um passo de obediência pelo batismo".

Ele diz que para o evento, 90 pastores se sentaram individualmente com cada novo convertido após cada culto e asseguraram que eles tivessem compreendido suas profissões de fé.

Cada novo crente escreveu um testemunho de três minutos para ser lido na piscina batismal antes de cada batismo.

Os batismos foram realizados em um batistério ao ar livre e em outros dois dentro do edifício. Somente em Tysons, um serviço especial ao nascer do sol às 7 da manhã era seguido por serviços regulares às 9h, 11h e 13h. e 17:00
Tudo preparado

A igreja forneceu roupas de batismo, incluindo camisetas, shorts e roupas íntimas em vários tamanhos para acomodar os batismos espontâneos, disse Gatlin.

A igreja McLean sempre fornece camisetas de batismo a novos convertidos, com a estampada "Morte à Vida".

"Somos uma igreja grande. Descobrimos que muitas pessoas que andam com o Senhor há algum tempo não deram esse passo [do batismo]", disse Gatlin à BP.

"Isso também nos levou a oferecer às pessoas essa oportunidade. Mas, principalmente, quando oramos e buscamos o Senhor sentimos que Ele estava nos levando a experimentar esse batismo imediato pela primeira vez", explicou.

Novos convertidos preencheram formulários com informações de contato, permitindo que McLean enumerasse 586 batismos, disse Gatlin. Enquanto alguns levaram consigo os formulários preenchidos, ele disse que a igreja estima entre 586 e 600 batismos no total.

Ajuda
A planejar o evento para a congregação que tem uma média de 11.000 a 12.000 no culto de domingo, Gatlin entrou em contato com várias igrejas que realizaram eventos semelhantes, disse ele à BP.

Uma delas foi a The Summit Church, em Raleigh-Durham, Carolina do Norte, pastoreada pelo pastor sênior J.D. Greear, que também é presidente da Convenção Batista do Sul (SBC, sigla em inglês).

“A Igreja McLean não realizou seu evento simplesmente porque a Igreja da Cúpula realizou batismos espontâneos”, disse Gatlin, que enfatizou que o pastorado de Greear oferecia informações úteis.

"Eles foram muito úteis para nos ajudar no preparo para fazermos isso sozinhos", disse Gatlin à BP.

Batismos espontâneos
O pastor Gatlin diz que "acredito que há validade bíblica para os batismos espontâneos assim como acontece nos programados”.

"Não acho que seja antibíblico por não ter passado por uma sala de aula para garantir [as profissões de fé], e acho que não há problema em batizar as pessoas de imediato", justifica.

Gatlin diz que a razão pela qual a igreja oferece os cursos preparatórios oe para “garantir que nosso povo soubesse [a verdade de sua decisão]". No entanto ele acredita que o batismo imediato é bíblico, por isso decidiram realizá-lo. “Estávamos convencidos, olhando as Escrituras e todos os exemplos de batismo logo após as pessoas terem dado sua vida a Cristo e, em muitos casos, no dia em que [professavam fé]”, explica.

Por isso o pastor diz que na McLean Bible Church "agora estamos usando os dois métodos".

Prosseguindo na fé
De acordo com o pastor, pelo menos as 586 pessoas que foram batizadas foram contatadas depois para participarem do discipulado.

"Não importa qual método você esteja usando, seja a abordagem imediata ou uma aula de orientação ao batismo", disse Gatlin, "éramos igualmente diligentes. O processo que usamos, que sempre fazemos em nossa classe, é exatamente o mesmo. Ensinamos a eles as mesmas coisas”.

"Eu diria a qualquer um que devemos ser diligentes para garantir que a pessoa que está sendo batizada tenha feito uma confissão de fé credível. Eles devem poder articular o Evangelho, explicar o que é o batismo e por que querem fazer isso", diz.

“A sinceridade do coração não é necessariamente verificada”, disse Gatlin, “apenas a sinceridade da profissão.”

"Mesmo na igreja do primeiro século - eles estavam batizando pessoas e as batizavam rapidamente", disse Gatlin. "Houve pessoas que caíram. Isso não significa necessariamente que o processo que eles estavam usando estava errado ou até mesmo fosse não-bíblico."
Fonte: Guiame

Postar um comentário

0 Comentários