Notícias

6/recent/ticker-posts

Feira da Agricultura Familiar e Cultural é realizada na praça da Conceição em Belo Jardim, PE



  
Nesta sexta-feira (09/08), a cidade de Belo Jardim no Agreste pernambucano sediou pela 1° vez  a Feira da Agricultura Familiar na Praça da Conceição. Lá os agricultores e artesãos comercializaram diversos produtos entre eles hortaliças, vegetais, frutas, comidas típicas e produtos não agrícolas como o artesanato em barro, bonecas de milho, bolsas manuais, peças em crochê, tapetes entre outros.


A iniciativa é uma realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim (STR); do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) de Belo Jardim; do Instituto Agronômico de Pernambuco de Belo Jardim (IPA); da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Fetraf) e das Associações Comunitárias das Comunidades do Barro Branco, Rodrigues e Santa Luzia.


A agricultura familiar contribui para a erradicação da fome e da pobreza, para a proteção ambiental e para o desenvolvimento sustentável. Há mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares no mundo.


No Brasil, há mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares rurais. A renda do setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e por 74% da mão de obra empregada no campo.


A expectativa é que a “Feira da Agricultura Familiar e Cultural de Belo Jardim” ocorra mensalmente sempre às sextas-feiras, e além da comercialização dos produtos também aconteçam apresentações culturais com artistas locais.