Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudantes pernambucanos criam projeto para reflorestar nascente do Rio Ipojuca


Proteger as nascentes do rio Ipojuca, que nasce no sertão e banha boa parte do estado de Pernambuco é a proposta feita por um grupo de estudantes preocupados com o desmatamento na nascente. Os jovens decidiram aliar seus conhecimentos sobre preservação ambiental com os saberes das famílias agricultoras locais e criar o projeto "Nascente Protegida é Água Garantida", um dos destaques da penúltima edição do Desafio Criativos da Escola. 

Para promover uma transformação efetiva do território, os estudantes da Escola Estadual Aníbal Cardoso, localizada no município de Ipojuca, no Litoral Sul do estado, se organizaram para reflorestar duas nascentes e um rio de Ipojuca, dominado, em sua maior parte, pela monocultura da cana-de-açúcar. 

Munidos de enxadas e mudinhas, o grupo fez uma ação de plantio que contou com o reforço de representantes da Associação de Moradores de São Miguel, que compartilharam seus conhecimentos sobre como tratar gentilmente a terra para a plantação e como cuidar das mudas. Para garantir o crescimento das plantinhas - já que não poderiam ir ao local diariamente - os jovens criaram um sistema de irrigação feito com garrafas pet, e instalaram placas solicitando aos moradores para que não sujassem as nascentes ao buscar água.


Para a execução de todo o projeto, os estudantes colocaram em prática conhecimentos interdisciplinares de biologia, no reconhecimento dos biomas; de matemática, para a construção do sistema de irrigação; e da história local, por meio de pesquisas sobre os engenhos de açúcar no estado. A iniciativa promoveu também a valorização do conhecimento da comunidade rural, cujos saberes não são aprendidos nas salas de aula. Agora, a ideia é que o projeto não termine com a plantação de mudas, pois os jovens pretendem trabalhar a proposta em outros espaços, inclusive, em universidades estaduais.
Fonte: Diário de Pernambuco