Notícias

6/recent/ticker-posts

Bruno Galvão convoca prefeito para que apresente as ações e políticas públicas de proteção animal implementadas pelo governo



Bruno Galvão convoca prefeito para que apresente as ações e políticas públicas de proteção animal implementadas pelo governo

Mandato foi pioneiro em apresentar projetos e requerimentos atrelados a causa animal, entretanto, o poder Executivo não deu prosseguimento aos pedidos

Na última semana, o vereador Bruno Galvão (PT) solicitou através de convocação o comparecimento do prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos, para prestar esclarecimentos na tribuna da Casa Legislativa sobre a Causa Animal. A convocação foi aprovada por unanimidade entre os vereadores presentes na sessão.

“A causa animal é pauta do nosso mandato. Estamos falando de seres vivos e indefesos, e de pessoas que se doam abnegadamente para lutar pela causa. Sobretudo, é uma questão que envolve saúde pública, tendo em vista o surto de leishmaniose e a reprodução desenfreada de animais abandonados no município”, pontua Bruno.

Na justificativa do requerimento o vereador destacou as ações do mandato que foram rechaçadas pelo Poder Executivo em prol da causa animal. “Nós encaminhamos algumas emendas, destaco uma Impositiva, para compra e adaptação de um veículo “castramóvel” para atuar no controle populacional de cães e gatos; e a outra no orçamento do município, para construção de um abrigo, mas a gestão não aplicou os recursos que destinamos, nem se justificou quanto ao uso do dinheiro, haja vista que não atendeu os pleitos indicados” , lamentou. 

"Também encaminhamos requerimentos a Prefeitura de Belo Jardim, solicitando a implantação de um programa de castração de cães e gatos, que engloba a execução das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, para atuar no controle populacional destes animais, e tivemos apenas uma devolutiva da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que mesmo diante das dificuldades está muito próximo de sair do papel com a  realização das cirurgias e todos os cuidados do pós-operatório", destacou.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o prefeito tem um prazo máximo de 30 dias para comparecer à Câmara, e prestar os esclarecimentos aos vereadores sobre a pauta da convocação.

“Acreditamos que o prefeito está sensível a causa animal, infelizmente, após o fato lamentável com a cadelinha Vitória, que foi justamente quando ele gravou um vídeo se mostrando muito solícito com a pauta. Esse momento na Câmara é muito importante para discutirmos junto à população, aos protetores animais, às ONGS essa pauta. E também conhecer o que o governo municipal está projetando e desenvolvendo neste sentido”, concluiu o vereador Bruno Galvão.