Um exemplo! Assim podemos
definir a iniciativa dos educadores do Programa Projovem Urbano do município de
Belo Jardim, no Agreste Pernambucano, que incentivaram estudantes no projeto de
qualificação profissional “Ativação”, que tem como objetivo estimular a vida
profissional de jovens da comunidade. Na noite da última quinta-feira (04/07/19), após
concluírem os cursos de segurança do trabalho, atendimento ao público e
administração do tempo, realizados nas plataformas de Educação a Distância
(EAD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Centro de
Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, em Brasília
(CEFOR), 29 estudantes do Projovem Urbano, das Escolas Estaduais Ministro
Marcos de Barros Freire e Professora Maria Galvão, receberam os certificados de
conclusão de curso.
Para o professor de
Português, Alex Macena, o foco era estimular a autoestima dos estudantes do
Projovem Urbano. “O programa busca elevar a escolaridade e promover uma
formação cidadã aos alunos, além de oferecer uma iniciação à qualificação
profissional, com o objetivo de reintegrar esses estudantes ao processo
educacional e ao mercado de trabalho. Por isso, buscamos parcerias e meios para
reinserir esses jovens na vida profissional, para que eles pudessem se conhecer
como sujeito competente e competitivo para enfrentar os desafios e
oportunidades de emprego”, explicou.
O aluno José Ivan da Silva,
25 anos, que fez os cursos de segurança do trabalho e administração do tempo,
afirmou que o programa ofereceu várias oportunidades para os estudantes se
destacarem. “Eu hoje vejo uma porta de emprego nas mãos, porque o Projovem foi
a melhor coisa que fizeram para poder ajudar muita gente, em questão de estudos
atrasados, e tenho fé em Deus, que com os certificados, vamos alcançar um
emprego melhor”, disse.
Já para a estudante Adriana
Cordeiro, 29 anos, além dos cursos, o projeto também trouxe palestras. “Fiz os
cursos de segurança do trabalho, administração do tempo e atendimento ao
público, porém, o projeto também ofereceu palestras com o tema ‘Etiqueta do Trabalho’,
e todos eles são oportunidades para nós, que além de concluir os estudos, vamos
estar preparados para o mercado de trabalho, pois teremos também a qualificação
profissional”, ressaltou.
A Gestora da Escola Estadual
Ministro Marcos de Barros Freire, em Belo Jardim, Janeide de Souza, avaliou o
projeto de maneira positiva, já que promoveu oportunidades aos alunos. “O
Projovem já é um programa que oportuniza os alunos que não concluíram o Ensino
Fundamental II terminarem seus estudos e, somado ao Projeto ‘Ativação’, ampliar
o leque de opções para os jovens de nossa cidade. Além de Alex, que foi o
idealizador do “Ativação”, os outros professores também participaram e apoiaram
o projeto, e graças ao empenho de todos, o ‘Ativação’ foi um sucesso”, pontuou.
Para a coordenadora estadual
do Projovem Urbano, Antonia Lima, o programa segue um cronograma pedagógico
diferenciado devido ao público que é atendido, e por isso, parcerias como estas
são sempre bem-vindas. “Parabenizo o coletivo de professores do núcleo de Belo
Jardim que, sensível à necessidade de ampliar os trabalhos da Unidade Formativa
III “Juventude e Trabalho”, buscou parcerias para proporcionar aos estudantes o
desenvolvimento de novas habilidades profissionais. Nosso desejo é que essa atitude
provoque novos olhares em relação ao programa, servindo como exemplo de
possibilidades diferenciadas ao alcance desses estudantes”, afirmou.
Assim como a coordenadora
estadual do Projovem, o assistente pedagógico do programa, Luciano Silva, que acompanhou
a entrega dos certificados, achou o “Ativação” uma grande iniciativa dos
professores de Belo Jardim. “O Projeto ‘Ativação’ foi uma oportunidade “ímpar”
na vida de nossos estudantes. Articulou aprendizagem escolar ao ensino
profissionalizante, desenvolvido com entidades parcerias, ampliando
conhecimentos e elevando a autoestima de nossos alunos”, parabenizou.
PROJOVEM URBANO - O Projovem
Urbano é um programa educacional com duração de 18 meses que busca elevar a
escolaridade e promover formação cidadã, além de oferecer iniciação a uma
qualificação profissional, reintegrando jovens, entre 18 e 29 anos, aos
processos educacionais e de trabalho. Atualmente em Pernambuco, o programa
atende 4.365 estudantes, em 46 municípios, em 12 polos educacionais no Estado,
sendo ao todo 50 escolas e 128 turmas.