Notícias

6/recent/ticker-posts

Curso de Engenharia de Software, oferecido pela primeira vez no campus Belo Jardim, com 30 vagas disponíveis




O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulga, nesta sexta-feira (12), o resultado da Vestibular 2019.2 da instituição, que estava previsto para ser anunciado apenas na segunda-feira (15). Além dos classificados, a instituição anunciou os primeiros colocados nas diferentes modalidades de cursos oferecidos, durante cerimônia no campus Recife.

Ao todo, são 3.173 vagas em 63 cursos técnicos e superiores, nas modalidades presenciais e a distância. Dessas, 60% foram reservadas para cotistas. No primeiro lugar geral, Valdemar Moreira Cavalcante Júnior, de 25 anos, obteve 95,38 pontos para um curso técnico em eletrotécnica na modalidade subsequente, que é para quem já concluiu o ensino médio.

“Eu sabia que tinha feito uma boa prova e conferi o gabarito no mesmo dia. De 30 questões, acertei 29”, conta Valdemar, que cursa engenharia de controle e automação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pretende usar o ensino técnico para se capacitar ainda mais.


A primeira colocada da modalidade integrada, que une o curso técnico ao ensino médio, foi Eloysa Copino Mano Marroquim, de 14 anos, que teve 88,42 pontos e também vai fazer eletrotécnica. “Valeu à pena todos os sábados acordando cedo, as festas que deixei de ir, as viagens e saídas com meus amigos”, diz a estudante.

Ela foi para a cerimônia acompanhada da mãe, a vendedora Andrezza Copino, de 40 anos. “Acho que vai demorar para cair a ficha. Ela sempre foi assim, dedicada e ama estudar. Quer fazer toda prova que vê pela frente. Às vezes eu falo: ‘Segura um pouquinho que não tenho dinheiro para tanto concurso’”, conta a mãe sobre a determinação da filha.


Eloysa Copino Mano Marroquim, de 14 anos, obteve a melhor nota entre os candidatos na modalidade integrada do vestibular 2019.2 do IFPE

Aprovado para o curso superior em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas no campus Garanhuns, Sérgio Gabriel Lemos passou em primeiro lugar na modalidade, com 80,48 pontos. Já no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Tamara Jenye Martins da Silva marcou 55,21 e conseguiu o primeiro lugar, sendo futura aluna do campus Barreiros, na Zona da Mata.

O resultado está disponível no listão afixado no campus Recife e também pode ser consultado no site do IFPE. De acordo com Thamiris Queiroz, coordenadora de processos seletivos do IFPE, a próxima etapa para os aprovados merece atenção dobrada ao cronograma de matrículas para não perder os prazos.

“Os candidatos aprovados já podem acessar, no site oficial, o edital de cada unidade do IFPE. Nele constam as datas e os documentos obrigatórios para ingressar nas modalidades”, orienta.

O edital de matrícula, com as datas, locais e documentos, pode ser consultado no  site da Comissão de Vestibular.

Entre as novidades do vestibular 2019.2 está o curso de Engenharia de Software, oferecido pela primeira vez no campus Belo Jardim, com 30 vagas disponíveis. Além disso, os campi Garanhuns e Paulista viraram polos do curso de graduação em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, enquanto o campus Ipojuca ganhou a graduação em engenharia mecânica.
Fonte:G1