Notícias

6/recent/ticker-posts

Compesa retoma abastecimento do município de Pesqueira, PE



A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou o abastecimento da cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (29/07), após as barragens de Santana, Afetos e Pedra voltarem a acumular água com as últimas chuvas na região do Agreste.

Os bairros do Centro, Xucurus e Prado já estão recebendo água nas torneiras e foram os primeiros beneficiados com a ação da Compesa para aproveitar o volume armazenado nos mananciais. As localidades serão abastecidas até quarta-feira (31) quando a Companhia deve divulgar um novo calendário de abastecimento para o mês de agosto.

A barragem de Santana acumulou 12% da capacidade máxima que é de um milhão de m³, o que representa 120 mil m³. Já a barragem de Afetos está com 220 mil m³, 20% da capacidade total de 1,1 milhão m³. A barragem de Pedra D’ Água atingiu 100% e conseguiu alcançar o volume máximo de 400 mil m³. Somando a captação dos três mananciais, a vazão atual corresponde a 40 litros de água por segundo. “Apesar de ser menor do que a vazão do Sistema Moxotó-Adutora do Agreste, que continua paralisado, estamos aproveitando essa água dos mananciais e já conseguimos abastecer esses três bairros de Pesqueira. A chuva tem sido providencial neste momento de suspensão do fornecimento de água pelo Velho Chico”, reforça o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.
Fonte:G1