Notícias

6/recent/ticker-posts

Compesa anuncia retorno da operação do Sistema Bitury em Belo Jardim, PE


Sistema atende os municípios de Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó.


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu retomar a operação do Sistema Bitury, que atende os municípios de Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. O manancial saiu do colapso e atingiu um volume de 1.1 milhão de metros cúbicos, o que corresponde a 6,24% da capacidade máxima, que é de 18 milhões de metros cúbicos.

“Foi possível começar a abastecer Tacaimbó e programar o início do fornecimento de água de São Bento do Una para o domingo (28) e de Sanharó para a próxima quinta-feira (1º). Os bairros de Belo Jardim que seriam abastecidos após o dia 10 de agosto vão receber água na primeira semana do mês. Entre os bairros beneficiados estão Boa Vista, COHAB II e Viana e Moura da Faculdade”, explicou o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.

O rodízio ainda continuará de cinco dias com água por mês para os quatro municípios, uma vez que o Sistema Adutor do Moxotó/Adutora do Agreste continua paralisado em função da suspensão do bombeamento da água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a Barragem do Moxotó em Sertânia. “A chuva foi providencial neste momento que estamos enfrentando essa suspensão do fornecimento de água pelo Velho Chico. A Compesa continua monitorando o enchimento da Barragem do Moxotó, operação comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mas ainda não há uma previsão para o retorno do funcionamento do Sistema”, informou o gerente.
Fonte:G1