Notícias

6/recent/ticker-posts

Alunos da Rede Pública de Belo Jardim participam de acampamento cultural



Cerca de 100 alunos do ensino fundamental de Pernambuco participam, até esta sexta-feira (12.07), de vivências com povos indígenas e afrodescendentes e oficinas de audiovisual, na ETE Edson Mororó Moura, em Belo Jardim, a 184 quilômetros do Recife. A ação faz parte do Projeto Era uma vez…Brasil, iniciativa do Instituto Conceição Moura e Origem Produções que está na sua 4ª edição e tem como objetivo dar oportunidade aos estudantes da rede pública dos Estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco para realizar intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.

Os 100 alunos foram selecionados na primeira fase do projeto, que incluiu também a qualificação dos professores de História e a realização dos seis Encontros de Formação, propondo novas abordagens para o ensino da disciplina.  A partir disso, foi proposto que cada aluno desenvolvesse um trabalho sobre cada tema, que serviu para a seleção dos participantes para a Segunda Etapa – Campus, que ocorre em Pernambuco até amanhã (12.07) e no período de 15 a 21/07, em Lençóis Paulista (SP).

Essa etapa “Campus” é o grande destaque para os estudantes, que ficarão acampados e terão a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinas de teatro, música, capoeira e audiovisual, para que construam coletivamente filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena. Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a terceira etapa do projeto, que é o intercâmbio para Portugal.

“Muito além do Intercâmbio, que é uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é a possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos de hoje, baseado no olhar histórico”.

O Projeto – O Era Uma Vez…Brasil é programa de atividades que colabora com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto e que já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.

O projeto é realizado em quatro fases: Fatos Históricos, Campus, Intercâmbio e Comunidade – sendo esta última novidade desta edição, que será anunciada no 2º semestre e realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto para a comunidade onde vivem.