CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

SE LIGA NO CLIP GOSPEL

TV BOA ESPERANÇA

Tecnologia do Blogger.

Alunos da Rede Pública de Belo Jardim participam de acampamento cultural



Cerca de 100 alunos do ensino fundamental de Pernambuco participam, até esta sexta-feira (12.07), de vivências com povos indígenas e afrodescendentes e oficinas de audiovisual, na ETE Edson Mororó Moura, em Belo Jardim, a 184 quilômetros do Recife. A ação faz parte do Projeto Era uma vez…Brasil, iniciativa do Instituto Conceição Moura e Origem Produções que está na sua 4ª edição e tem como objetivo dar oportunidade aos estudantes da rede pública dos Estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco para realizar intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.

Os 100 alunos foram selecionados na primeira fase do projeto, que incluiu também a qualificação dos professores de História e a realização dos seis Encontros de Formação, propondo novas abordagens para o ensino da disciplina.  A partir disso, foi proposto que cada aluno desenvolvesse um trabalho sobre cada tema, que serviu para a seleção dos participantes para a Segunda Etapa – Campus, que ocorre em Pernambuco até amanhã (12.07) e no período de 15 a 21/07, em Lençóis Paulista (SP).

Essa etapa “Campus” é o grande destaque para os estudantes, que ficarão acampados e terão a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinas de teatro, música, capoeira e audiovisual, para que construam coletivamente filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena. Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a terceira etapa do projeto, que é o intercâmbio para Portugal.

“Muito além do Intercâmbio, que é uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é a possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos de hoje, baseado no olhar histórico”.

O Projeto – O Era Uma Vez…Brasil é programa de atividades que colabora com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto e que já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.

O projeto é realizado em quatro fases: Fatos Históricos, Campus, Intercâmbio e Comunidade – sendo esta última novidade desta edição, que será anunciada no 2º semestre e realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto para a comunidade onde vivem.