Notícias

6/recent/ticker-posts

Vaticano publica o “Instrumentum laboris” para o Sínodo dos Bispos da região Amazônica


O Vaticano publicou nesta segunda-feira, 17 de junho, o documento de trabalho, em latim “Instrumetum laboris”, que ajudará os participantes da próxima Assembleia especial do Sínodo dos Bispos a preparar a reflexão dos prelados que terá como tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, e que será realizada entre os dias 6 a 27 de outubro de 2019. 

O Instrumentum laboris deste Sínodo para a Região Panamazônica foi publicado em três idiomas: espanhol, italiano e português. O texto é composto por 147 pontos divididos em 21 capítulos separados por três partes. A primeira parte se titulada “a voz da Amazônia” e tem a finalidade de apresentar a realidade do território e de seus povos. 

Conforme indica a introdução do Instrumentum laboris, o texto está estruturado “com base nas três conversões às quais nos convida o Papa Francisco: a conversão pastoral, a qual nos chama através da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (ver-escutar); a conversão ecológica, mediante a Encíclica Laudato Si’, que orienta o rumo (julgar-atuar); e a conversão à sinodalidade eclesial, através da Constituição Apostólica Episcopalis Communio, que estrutura o caminhar juntos (julgar-atuar). Tudo isto, num processo dinâmico de escuta e discernimento dos novos caminhos, ao longo dos quais a Igreja na Amazônia anunciará o Evangelho de Jesus Cristo durante os próximos anos”. 

Na segunda parte deste texto vaticano, intitulada “Ecologia integral: o clamor da terra e dos pobres”, adverte-se sobre a “destruição extrativista” e abordam questões relevantes como “os povos indígenas em isolamento voluntário (PIAV)” e outros fenômenos de interesse mundial, como “a migração”, “a urbanização”, “a família e a comunidade”, “a saúde”, “a educação integral” e “a corrupção”.
Fonte: ACI Digital