ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manutenção emergencial no Sistema Moxotó afeta abastecimento de água de Pesqueira, Belo Jardim e Tacaimbó



A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que precisou suspender o abastecimento de água para Pesqueira, Belo Jardim e Tacaimbó, no Agreste do Estado, nesta sexta-feira (21/06) à tarde, em função de uma manutenção emergencial no Sistema Adutor do Moxotó. 

Houve um rompimento de uma tubulação de grande porte (500 milímetros) dentro da Estação Elevatória 1, localizada no Distrito de Rio da Barra, em Sertânia. Os técnicos da Compesa já iniciaram os trabalhos para conserto do trecho do tubo, em ferro fundido, que precisou ser retirado para conserto em oficina mecânica especializada, com serviços de solda. A previsão é concluir o reparo da tubulação no domingo (23/06), quando será recolocada na Estação Elevatória.


No entanto, o abastecimento deverá ser retomado para as três cidades até o final da segunda-feira (24), tendo em vista o tempo necessário para reativar o sistema e enchimento das tubulações da Adutora do Moxotó e Adutora do Agreste, que operam de forma integrada e juntas somam cerca de 150 quilômetros de extensão – de Rio da Barra, em Sertânia, até Tacaimbó, no Agreste. 

A Compesa estuda uma maneira de compensar os dias sem abastecimento em Pesqueira, Belo Jardim e Tacaimbó, já que as águas do Rio São Francisco são hoje a única fonte de fornecimento de água para essas cidades, desde que as barragens de Bitury e Tabocas-Piaça entraram em colapso ( Belo Jardim) e Santana, Afetos e Pão de Açúcar ( Pesqueira).