Notícias

6/recent/ticker-posts

Chuva alaga ruas, provoca desabamento de parte de casa e suspende aulas no Grande Recife



A chuva no Grande Recife causa transtornos nesta quinta-feira (13). Parte de uma casa desabou em Dois Unidos, na Zona Norte da capital, sem deixar vítimas, e aulas foram suspensas em universidades. Olinda, Paulista, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes também têm alagamentos. (Veja vídeo acima)

Inicialmente, a Defesa Civil do Recife havia informado sobre um deslizamento em Dois Unidos sem registro de vítimas. No local, os profissionais constataram o desabamento de parte de uma casa e atualizaram as informações repassadas para a reportagem.


Parte de casa desabou no bairro de Dois Unidos, no Recife, nesta quinta-feira (13) 

"Recebemos um chamado de deslizamento em Dois Unidos, mas chegando lá a gente constatou que era um desabamento de uma casa construída em cima de um canal. A mureta não suportou e veio a ter o desabamento de parte da parede", explica o coordenador da Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar.

O encarregado Franklin Pinheiro mora na residência. "Aconteceu mais ou menos às 6h. Essa parte da casa é o meu quarto. Se eu estivesse na cama, eu teria morrido", conta.


Avenida Antônio de Góes, no Pina, Zona Sul do Recife, fica alagada nesta quinta-feira (13) 

Na Zona Sul do Recife, há alagamentos em várias vias, como a Avenida Antônio de Góes, no Pina. Na Zona Norte da capital, a Avenida Nova Descoberta também ficou alagada.

“Desde as 6h30 está chovendo muito. Só passam ônibus e caminhões na Avenida Nova Descoberta, jogando água para dentro das casas. Ia trabalhar, mas estou vendo se encontro um rapaz no Centro para a gente conseguir chegar. Meu filho ia fazer prova na escola, mas acho que ele não vai conseguir sair se a chuva continuar”, diz o motorista José Valmir de Andrade.

Na Avenida Norte, há pelo menos três pontos de alagamento: perto do cruzamento com a Rua Cônego Barata, na Tamarineira; na esquina da Rua 48, no Espinheiro; e antes do viaduto que cruza a Avenida Agamenon Magalhães, no Torreão, no sentido Centro da via.


Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife, ficou cheio na manhã desta quinta (13) 

No Arruda, também na Zona Norte, o canal que corta a Avenida Professor José dos Anjos transbordou, segundo motoristas que passaram pela via.

“Passei por lá por volta das 6h40 e estava transbordando. Consegui passar tranquilo, mas mais na frente, em Campo Grande, na Estrada de Belém, estava tudo alagado por causa do canal. Tive muita dificuldade. Perto de onde eu trabalho, na Rua Carneiro Vilela [no Espinheiro], vi um carro boiando porque a rua está alagada", conta o analista administrativo Breno Anderson de Oliveira.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 24 horas choveu 93 milímetros no Recife. Entre as cidades com maiores registros de acúmulo de precipitação até 11h, estão Goiana, com 138 milímetros, o equivalente a 52,3% do esperado para junho; Rio Formoso, com 137 milímetros; Itamaracá, 103 milímetros; e Ipojuca, com 97 milímetros.

"É muita água pra pouco tempo, mas precisamos estar atentos porque estamos no período de inverno. A gente pede à população que está em área de risco fique atenta", afirma o coordenador da Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar. O órgão emitiu aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados e está de plantão no número 0800.081.3400. A ligação é gratuita.

De acordo com a prefeitura do Recife, foi registrada a queda parcial ou total de quatro árvores, nos parques Treze de Maio, no Centro, e Santos Dumont, na Zona Sul; e nas ruas Gervásio Pires, na Boa Vista, e Luiz Antônio de Araújo, em Dois Irmãos, na Zona Sul. Não houve registro de vítimas. A população pode registrar ocorrências envolvendo árvores através do número 156.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou seis acidentes de trânsito das 6h às 11h, sendo dois com feridos e nenhum com morte. Vinte semáforos apresentaram problemas no mesmo período.


No bairro da Jaqueira, Praça na Rua Hoel Sette ficou alagada na manhã desta quinta (13)

Metrô
A Estação Joana Bezerra, no Centro do Recife, foi fechada por volta das 11h30, devido às chuvas. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os passageiros com destino à Linha Sul devem desembarcar na Estação Recife e as demais estações funcionam normalmente. O Grande Recife Consórcio de Transporte foi informado da situação para reforçar a frota de ônibus.

Voos
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), três voos da Azul que tinham o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre como destino foram desviados para outros aeroportos devido ao mau tempo. Outro voo da companhia aérea, mas que partiria do Recife, foi cancelado. O G1 entrou em contato com a empresa e aguarda resposta.

Aulas
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) cancelaram as aulas nesta quinta (13). A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que as aulas e o expediente administrativo também foram suspensos.

A Secretaria Estadual de Educação informou ao G1 que as aulas na rede pública estão mantidas nesta quinta (13). Na rede municipal de ensino do Recife, as aulas foram mantidas de manhã, mas foram suspensas nos turnos da tarde e da noite. Várias escolas particulares no Grande Recife também cancelaram as aulas.

Expediente suspenso
Devido às chuvas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco suspendeu os expedientes administrativo e judicial nas unidades da Região Metropolitana nesta quinta (13). O Plantão Judiciário nas comarcas está mantido e acontece das 13h às 17h, sendo exercido em casos urgentes.

Aviso de enchente
Às 11h45 desta quinta (13), a Apac emitiu um alerta de enchente devido ao nível do Rio Capibaribe acima da cota em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Se o nível permanecer subindo, a Agência informou que pode atingir as áreas ribeirinhas do município e que está em estado de atenção junto com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Transtornos na Região Metropolitana
Olinda

Chuva alaga Avenida México, em Rio Doce, em Olinda

Imagens de alagamentos em Olinda foram enviadas ao WhatsApp da TV Globo. "É Avenida México ou Rio México? Mandaram limpar o canal, mas não terminaram o serviço. Moro há dez anos e sempre alaga. Já baixou um pouco, mas se der um temporal, a rua alaga de novo", diz o autônomo Cristóvão Lemos, morador do bairro de Rio Doce. (Veja vídeo acima)

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Olinda e aguarda resposta. Também há alagamentos no bairro dos Bultrins. "Hoje está impossível. Tudo em volta de onde eu moro está alagado. Eu ia trabalhar e levar as crianças na escola, mas não consegui", afirma a publicitária Karina Coutinho, que mora em um trecho próximo à Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.


Avenida Carlos de Lima Cavalcanti ficou alagada na manhã desta quinta (13) 

Em Peixinhos, a estudante Vanda Souza, de 13 anos, não conseguiu sair de casa. "Falta só um dedinho para a água entrar aqui em casa", afirma. Madrasta dela, a dona de casa Ana Késia Silva, conta que os móveis foram suspensos na residência.

"Já colocamos para cima o sofá e as duas geladeiras de casa. Tenho medo de mandar os meninos para a escola porque pode acontecer algum acidente", afirma.

De acordo com a prefeitura de Olinda, o bairro de Aguazinha registrou o maior acúmulo de água em seis horas, com 71,51 milímetros. Em seguida, estão Bonsucesso, com 59,53 milímetros; Cidade Tabajara, com 55,51 milímetros, e Jardim Fragoso, com 43,91 milímetros.

Equipes da Defesa Civil do município foram acionadas para atuar na desobstrução de canais na Ilha de Santana, na Cidade Tabajara e em Águas Compridas. O órgão pode ser acionado pelo número 0800.281.2112. A ligação é gratuita.

Paulista

Em Paulista, a situação é semelhante. Na Rua Elis Regina no bairro do Janga, a água impede moradores de saírem das casas, segundo a manicure Cláudia Andrade.

"Começou a chover de madrugada e está assim agora. Do jeito que está, não pode continuar. Nessa rua, tem muitas crianças, tem minha vó, uma idosa de 80 anos. Se ela passar mal, não temos como levá-la para um hospital. Do jeito que está, não pode continuar", diz a moradora.

"A prefeitura veio há 20 dias, escavaram a rua, deixaram praticamente um buraco e foram embora. Toda semana algum morador procura saber, mas eles dizem que estão aguardando os materiais", afirma Cláudia. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Paulista e aguarda resposta.

Ipojuca

Em Ipojuca, a Defesa Civil registrou alagamentos, mas sem vítimas. “Temos alagamentos em alguns lugares, mas é natural devido à quantidade de chuva. Nada que venha atrapalhar a rotina normal", diz o coordenador da Defesa Civil do município, Luiz Gustavo Gomes.

Jaboatão

Em Jaboatão dos Guararapes, a Defesa Civil informa que monitora alagamentos em alguns pontos do município e pode ser acionada pelo número 0800.281.2099. A ligação é gratuita.

No bairro de Sucupira, telhas caíram de uma casa e atingiram outra residência na Rua Severino Francisco. A casa atingida é dos avós do técnico de manutenção de elevadores José Diego da Silva, que montou uma bica para evitar que a água da chuva entre nos cômodos.

“Eu vim dar um suporte aos meus avós, que estavam muito nervosos. Já ligamos várias vezes para a Defesa Civil porque a casa de cima da barreira é irregular e temos medo de que algo aconteça, mas eles nunca vieram. Tenho o número dos protocolos anotados”, afirma Silva.


Alerta de chuvas
Na quarta (12), a Apac emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes para o Grande Recife e a Zona da Mata. No Recife, a Defesa Civil orienta moradores de locais de risco a procurarem abrigos seguros. O plantão do órgão pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
Fonte:G1PE