Notícias

6/recent/ticker-posts

Projeto do Campus capacita profissionais de creches em primeiros socorros


Alunas do curso técnico em Enfermagem estão atuando nas creches públicas de Belo Jardim

Com o objetivo de orientar professores e cuidadores de creches sobre atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em pediatria, o projeto de extensão do IFPE Campus Belo Jardim "Primeiros Socorros Pediátricos" vem atuando em creches públicas da cidade de Belo Jardim.  

Coordenado pelo professor Mirtson Reis e desenvolvido pelas alunas Larissa Santiago, Manielly Cordeiro, Franciele Lima e Yngrid Kalinne, todas do curso técnico em Enfermagem, o projeto vem atuando desde o mês de fevereiro e atende um público-alvo de mais de 80 profissionais de educação infantil. 

Segundo Mirtson Reis, as creches municipais de Belo Jardim atendem um total de mais de 300 crianças entre zero e cinco anos, todas em tempo integral, e é de extrema importância que os professores e cuidadores estejam preparados para intervir em situações de risco a vida e saúde dos alunos em casos de pequenos acidentes. "Neste primeiros meses de projeto já tratamos das prevenções e cuidados contra queimaduras, engasgos, ferimentos e hemorragias, e o mais importante é que as profissionais de educação destas creches compraram a ideia do curso e estão participando ativamente, o que facilita ainda mais o processo de aprendizado", conta o coordenador do projeto. 

Os cursos são totalmente preparados e ministrados pelas estudantes extensionistas. Para Larissa Santiago, tão importante quanto o aprendizado que ela vem adquirindo ao realizar as pesquisas nos materiais mais atualizados da área para o preparo dessas aulas, é a percepção de que as profissionais de educação estão cada vez mais se sensibilizando sobre a importância de dominarem as técnicas apresentadas. "O ambiente de uma creche, com muitas crianças ainda frágeis, é sempre um ambiente com muita possibilidade de acidentes. Durante as aulas, muitas professoras já nos contaram que passaram por alguns dos problemas apresentados. É muito gratificante saber que estamos ajudando tantas pessoas", relata a estudante.

A equipe do projeto "Primeiros Socorros Pediátricos" irá produzir, já nos próximos meses, um material ilustrado educativo com o conteúdo abordado nas aulas para ser distribuído nas demais escolas públicas da cidade.