Notícias

6/recent/ticker-posts

IFPE abre inscrições para Vestibular 2019.2 com novo curso de Engenharia de Software em Belo Jardim


Além do novo curso superior, o Campus Belo Jardim ainda está com vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta terça-feira (14), o edital do Vestibular 2019.2. São ofertadas 3.213 vagas em 63 cursos técnicos e superiores distribuídos nos 16 campi e 8 polos de Educação a Distância. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de junho exclusivamente pelo site cvest.ifpe.edu.br

No Campus Belo Jardim a grande novidade é o curso superior de Engenharia de Software, que está oferecendo 35 vagas para a sua primeira turma. Além desta graduação, o Campus também está ofertando vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade subsequente, voltados para quem já concluiu o ensino médio. 

Outra novidade desta edição é o aumento do percentual de vagas destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que passa a ser de 60%. Por meio de uma resolução aprovada pelo Conselho Superior (25/2019) em abril deste ano, o IFPE ampliou o alcance da Lei de Cotas (12.711/2012), que estabelece que todas as universidades e Institutos Federais devem reservar pelo menos 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas. 

“Ao longo dos últimos anos, percebemos que a maior parte dos inscritos no Vestibular vêm da rede pública de ensino. Por isso, a instituição optou por aumentar o quantitativo de vagas reservados para essa modalidade de concorrência como forma de ampliar as oportunidades de acesso para esse público”, explica a presidente da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest), Thamiris Queiroz. 

INSCRIÇÕES| Para realizar as inscrições, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), entre os dias 14 de maio e 9 de junho, preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (GRU) para pagamento da taxa no valor de R$ 30, no caso dos cursos técnicos, ou de R$ 55, para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até dia 10 de junho. Quem for concorrer às vagas do curso na modalidade Proeja não precisa pagar a taxa de inscrição.

ISENÇÕES| O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 14 a 23 de maio pelo site cvest.ifpe.edu.br. Podem solicitar o benefício candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que tenham cursado todo o Ensino Médio (ou que estejam no último ano) em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas. O mesmo vale para aqueles que concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental. Além desses, também estão aptos a solicitar isenção estudantes ou egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE Acesso, alunos do último ano de curso Proeja ofertado pelo IFPE, membros de comunidades indígenas ou quilombolas e indivíduos em situação de calamidade pública. 

Os documentos comprobatórios deverão ser entregues no campus ou polo em que cada candidato pretende concorrer à vaga, entre os dias 21 e 24 de maio. A lista dos contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 31 de maio. Quem obtiver isenção da taxa de inscrição deverá verificar a informação no site da Cvest. Aqueles que tiverem o pedido indeferido deverão realizar o pagamento no prazo estabelecido em edital. 

PROVAS| As provas serão realizadas no dia 30 de junho. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer a uma das vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação. Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas, para os cursos técnicos, e de quatro horas para os cursos superiores. A divulgação do listão com os nomes dos aprovados está prevista para dia 15 de julho de 2019. 

ACESSIBILIDADE| Candidatos com deficiência física, intelectual ou sensorial dispõem de uma hora a mais para realização da prova e têm direito a solicitar condições especiais. A Cvest pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para requerer a realização de prova em condição especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças), até o dia 10 de junho.  

INFORMAÇÕES| Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Cvest pelo telefone (81) 2125-1724 ou pelo e-mail vestibular@ifpe.edu.br
Carlos Magno Silva de Menezes
Jornalista

Assessoria de Comunicação - ASCOM