Notícias

6/recent/ticker-posts

Projeto do IFPE-Belo Jardim produz sabão a partir de óleo de fritura usado


Ação visa tratar o descarte do óleo de fritura de uma forma ambientalmente sustentável

Diariamente, em milhões de lares brasileiros, o óleo utilizado na fritura de alimentos é jogado fora pelo ralo da pia. Este ato, aparentemente inofensivo, gera impactos ambientais graves. Como o óleo é mais leve que a água, ele fica na superfície e cria uma barreira que dificulta a entrada da luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática. 

Pensando nisso, um projeto de extensão do IFPE Campus Belo Jardim está promovendo a reciclagem deste tipo de óleo para o transformar em um produto útil e ao mesmo tempo ecológico: o sabão. Além disso, o projeto intitulado "Reciclagem do óleo de frituras a partir da fabricação de sabão ecológico", que é coordenado pelo professor Mayk Caldas e desenvolvidos pelos estudantes Leomar Lima, Daniele dos Santos, Érica Marques e Maria Suelânia de Souza, todos estudantes do curso técnico em Agroindústria, está integrando várias outras escolas públicas de Belo Jardim através da instalação de postos de coletas de óleos e o ensino da produção do sabão ecológico. 

Segundo o professor Mayk, podem ser descartados nos postos de coletas os óleos de frituras de carnes, pastéis, coxinhas, batatas fritas, dentre outros. "A finalidade é utilizar os óleos descartados em oficinas a serem ministradas nas escolas parceiras, que até o momento são o EREM Belo Jardim,  o EREM Bento Américo e o EREM Joao Monteiro, onde produziremos os sabões ecológicos que serão doados aos estudantes participantes do curso, que poderão testar a eficácia do produto em suas casas.", diz o coordenador, que explica ainda que a produção do sabão através da reciclagem do óleo, além de ser uma alternativa eficaz, é de grande viabilidade devido a facilidade de preparação e ao baixo custo se comparado ao sabão comercial. 

Além dos pontos de coletas instalados nas escolas parceiras, o projeto tem um ponto de coleta instalado no Bloco A do IFPE-Belo Jardim para atender toda a população que deseje fazer o descarte do óleo de uma forma ambientalmente sustentável.
Carlos Magno Silva de Menezes
Jornalista

Assessoria de Comunicação - ASCOM