Notícias

6/recent/ticker-posts

Governo aceita ceder em 4 pontos da reforma


Com dificuldade na articulação, o governo dá sinais de que está cedendo à pressão dos partidos do Centrão nas negociações para aprovação da reforma da Previdência. Para demonstrar boa vontade, a equipe econômica já aceita retirar quatro pontos do texto que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

Os pontos são os seguintes: o que retira a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40% da rescisão contratual deles; o que define o foro de Brasília para qualquer tipo de ação judicial sobre questões previdenciárias da reforma; retirada da definição de aposentadoria compulsória da Constituição, transferindo mudanças para lei complementar; e o que deixa apenas nas mãos do Executivo federal qualquer proposta de alteração nas regras da Previdência. 

Na estratégia inicial, o governo só considerava a possibilidade de ceder na segunda etapa de tramitação do texto na Câmara, durante os trabalhos da comissão especial, que analisará o mérito da medida. Na avaliação de assessores do ministro da Economia, Paulo Guedes, os pontos oferecidos não afetam a potência fiscal da reforma e, por isso, podem ser negociados ainda nesta primeira fase de tramitação, segundo o Blog do Valdo Cruz, no G1.