Notícias

6/recent/ticker-posts

Campanha contra gripe amplia vacinação de crianças e quer atingir mais de 2 milhões de pessoas em Pernambuco



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (10/04) e a expectativa é vacinar mais de 2,5 milhões de pessoas em Pernambuco, segundo a Secretaria de Saúde. Entre as novidades deste ano, está a ampliação da faixa de crianças que devem ser vacinadas e um prazo inicial para vacinação apenas dos pequenos. (Veja vídeo acima)

Neste ano, podem ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos - até 2018, a idade máxima era 5 anos. Com isso, a expectativa é vacinar mais 143 mil pernambucanos. O grupo prioritário formado por essas crianças e também por gestantes terão atenção exclusiva na rede pública até o dia 19 deste mês.

Até 19/04: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes
.
De 22/04 a 31/05: todos os grupos prioritários

Além de crianças e gestantes, a campanha tem como grupos prioritários idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores e povos indígenas.

A campanha ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Para o grupo de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, o paciente deve apresentar prescrição no ato da imunização, especificando o motivo da indicação da vacina.

No Recife, a expectativa é vacinar 400 mil pessoas. Os moradores da capital podem procurar uma das 170 unidades de saúde da família (USF), incluindo as Upinhas, ou ainda as unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife para receber a vacina contra a gripe. Os endereços das USFs podem ser consultados no site da prefeitura.

Produzida pelo Instituto Butantan, a dose venosa protege contra três vírus da influenza A(H1N1), A(H3N2) e B e reduz complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo.

O Ministério da Saúde (MS) orienta que, em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, deve se adiar a vacinação até a resolução do quadro, para evitar que se atribua à vacinação as manifestações da doença.

Em Pernambuco, no ano passado, 101,9% do público aderiu a campanha. A expectativa deste ano é imunizar, no mínimo, 90%. A Secretaria Estadual de Saúde alerta que crianças não vacinadas em anos anteriores devem tomar duas doses da vacina, com um intervalo de 1 mês entre elas. As que já fizeram esquemas anteriores e os demais públicos devem tomar apenas uma dose.

Em Jaboatão dos Guararapes
Em Pernambuco, além de todos os postos de saúde que oferecem a vacina, o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, também adere a campanha, em parceria com a prefeitura do município.

A partir desta quarta (10/04) até o dia 31 de maio, uma loja situada na Praça de Eventos, das 12h às 20h, oferece a dose para imunização. Até o dia 18, a vacinação é exclusiva para os grupos prioritários de crianças e gestantes. No dia 19 não haverá imunização.
Fonte:G1