Notícias

6/recent/ticker-posts

Alexandre Farias volta à Paixão de Cristo pela primeira vez após ter sido atingido por bala perdida: 'Renovei a minha fé'


Há 52 anos a Paixão de Cristo é encenada no maior teatro ao ar livre do mundo, em Nova Jerusalém, que fica localizado no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Todos os dias da semana santa, milhares de pessoas vão assistir ao espetáculo. Neste ano, a peça contou com a presença de um espectador ilustre: o jornalista Alexandre Farias. 

É que Alexandre também é ator e fez parte do elenco da Paixão de Cristo por 12 anos. A última vez que ele esteve nos palcos de Nova Jerusalém foi em 2017 - ano cinquentenário da peça. Em setembro do mesmo ano, o jornalista foi vítima de uma bala perdida quando voltava para casa, no bairro do Alto do Moura, em Caruaru.
Ao longo dos anos, Alexandre já interpretou vários personagens no espetáculo. Entre eles, o apóstolo Bartolomeu, o mau ladrão e um dos convidados da bacanal do rei Herodes. De volta à cidade-teatro, o jornalista mostrou que está com boa memória e repetiu quase todos os textos da peça. "O tempo que eu passei aqui me fez decorar", disse.

Desde que levou o tiro na cabeça, Alexandre não tinha voltado ao espetáculo. Como está recuperando os movimentos, o deslocamento entre os nove cenários foi feito com o auxílio da cadeira de rodas. Há uma equipe de funcionários da cidade-teatro que seleciona locais com uma boa visão para os cadeirantes.

"Eu já tinha assistido à peça quando era criança, depois comecei a atuar aqui e agora voltei a ser espectador. Está sendo uma experiência diferente ver o espetáculo daqui. E a acessibilidade é muito boa. Mas eu não vejo as cenas apenas como espectador, porque agora eu sei o que acontece nos bastidores. Fico pensando se está dando tudo certo para os meus amigos", explicou.

Quando acabava uma cena, Alexandre demorava para chegar à seguinte. Isso porque a todo instante as pessoas da plateia o reconheciam, falavam com ele e pediam para tirar foto.

Atento, Alexandre Farias buscou as marcações nas quais costumava ficar quando estava atuando. Para ele, a cena mais emocionante é a Santa Ceia. "É minha parte favorita do espetáculo, tanto como espectador quanto como ator. Quando interpretava [o apóstolo] Bartolomeu, era muito emocionante formar o quadro 'A Última Ceia', de Leonardo da Vinci", contou.

Reencontro com os amigos
Alexandre chegou em Nova Jerusalém por volta das 16h na quinta-feira (18). A chegada dele foi uma surpresa para todo o elenco. Ao G1, ele revelou que foi um momento de grande emoção. Ele também foi recebido pelos atores Juliano Cazarré e Gabriel Braga Nunes, que interpretam Jesus e Pilatos na temporada 2019 do espetáculo, respectivamente.
"Contaram a minha história para Juliano e ele veio falar comigo. Gabriel também. Eles me abraçaram, conversaram comigo e foram muito simpáticos. Achei o elenco desse ano muito bom", pontuou Alexandre.
Depois de assistir à peça, o jornalista e ator foi confraternizar com os amigos durante o jantar da Pousada da Paixão. Ele foi recebido com aplausos por todos e, em seguida, falou palavras de fé e superação.

Homenagem da Paixão
Companheiros de trabalho de Alexandre Farias na Paixão de Cristo Nova Jerusalém fizeram uma homenagem em dezembro de 2017 para o jornalista. Os amigos dele vestiram uma camisa com a frase "Força e fé, Alexandre. Esperança sempre dos amigos da Paixão".
Fonte: G1