Notícias

6/recent/ticker-posts

Mangueira é a campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro



A Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2019. A escola desfilou na segunda-feira (4), segundo dia de folia, e levou para a Marquês de Sapucaí o enredo História pra ninar gente grande.

A Mangueira se destacou logo no início da apuração, ao ganhar nota máxima nos primeiros quesitos, Evolução, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira. A escola só levou três notas abaixo de dez em Alegorias e adereços, Enredo e Fantasias. Mas, seguindo o regulamento, elas foram descartadas — no total de quatro notas por quesito, a mais baixa é desconsiderada. Sendo assim, a Mangueira venceu com 270 pontos.

A escola não precisou da última nota para garantir o título, nem de uma nota máxima. Após ouvir o 9,9 no quesito Fantasias, os diretores e componentes da Mangueira, que estavam na Praça da Apoteose acompanhando a apuração, comemoram muito o 19º título da agremiação.

A última vez que a Verde e Rosa venceu foi em 2016, quando fez uma homenagem para a cantora Maria Bethânia. No total, a escola já ganhou 18 troféus do Carnaval carioca.

No desfile deste ano, a Mangueira recontou histórias do Brasil exaltando algumas "páginas" que foram omitidas e personagens importantes que não estão nos livros. Na comissão de frente, por exemplo, a  escola substituiu grandes nomes da história por negros e índios.

O segundo carro foi um dos destaques do desfile ao trazer uma releitura do Monumento às Bandeiras, em São Paulo, e questionar a atuação dos bandeirantes, retratados não como heróis, mas como invasores que massacraram os povos indígenas.

Nas alas e alegorias, a Mangueira exaltou os verdadeiros heróis do país: negros, índios e pobres. A agremiação também fez uma homenagem para a vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado, com direito a bandeiras estampadas com o rosto dela na última ala.
Fonte:R7