Notícias

6/recent/ticker-posts

Índios bloqueiam rodovias federais no Agreste de Pernambuco


Foi preciso uma liderança de Povo Xukuru, como o Cacique Marcos ir pra luta e fazer a defesa de algo que é tão importante para a população de Pesqueira, que é uma necessidade básica, o abastecimento de água de nossa cidade.

Quem deveria está lá fazendo essa manifestação, realizando esse protesto era a população de Pesqueira, que é quem vem sofrendo com a falta de água em suas torneiras há um bom tempo. Foi preciso uma liderança como o Cacique levantar essa bandeira em manifestação pública, alguém que não sofre com a falta de água na Serra do Ororubá onde mora, pra empreender essa luta que é nossa, de todo o povo de Pesqueira?

A falta de água é um problema crônico em nossa cidade, a água do São Francisco foi colocada como solução definitiva para este grave problema. A obra da Adutora do São Francisco foi realizada, ela corta com sua tubulação o nosso território de leste a oeste e tem água dentro dela, sendo transportada. Essa água chega em outras cidades depois de Pesqueira e não chega nas torneiras de nossa cidade.

Pesqueira é caminho pra se levar água pra outras cidades como Belo Jardim, Sanharó e São Bento do Una, enquanto a população de nossa terra, que está no meio desse caminho, sofre com a falta de água constantemente, já há algum tempo em suas torneiras.

É uma situação insustentável, inadmissível, injustificável e discriminatória com o nosso povo. Isso precisa mudar urgentemente, não merecemos esse tipo de tratamento pelas autoridades competentes, pelas lideranças políticas que votamos e que ajudamos a eleger, como os deputados que foram majoritários em nossa cidade e o governador que foi o mais votado no município.

Pesqueira não merece passar por isso, se não tivesse água na tubulação que leva água para os municípios circo-vizinhos até se justificava, mas água tem e está chegando nas demais cidades e Pesqueira não, que está no meio do caminho.

Assim, só temos a agradecer ao Povo Xucuru e a sua liderança o Cacique Marco. Que nos sirva de exemplo a sua luta que deveria ser nossa, mas também como uma lição a ser aprendida, diante de sua sensibilidade com este grave problema de nossa cidade que é a falta de água. De tudo isso fica um legado, que mostra que nada cai do céu, que a luta é a o caminho pra realizar as conquistas.
Da redação por Fábio Amorim